Saúde convoca paranaenses a agendar doação de sangue

Hemocentro de Maringá também trabalha para manter os estoques de sangue no Carnaval

Todas as unidades do Hemepar estão empenhadas em receber mais doações nos próximos dias Foto: Gilson Abreu / AEN

Historicamente as doações de sangue caem em época de feriados, e, com a data de festividades de Carnaval não é diferente, além do aumento de traumas. Por isso a Secretaria de Estado e Saúde (Sesa), reforça a necessidade de as pessoas agendarem com antecedência para poder doar devido à validade das bolsas de sangue.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, salienta a importância do gesto. “Convocamos os paranaenses que são sempre solidários às causas de saúde, para que agendem a sua doação e ajudem a continuar em salvar vidas”. A cada doação é captado de 450 ml a 470 ml e a bolsa pode ser dividida em até quatro hemocomponentes, segundo destaca a diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Vívian Patrícia Raksa. “A cada bolsa coletada a gente pode ajudar a salvar até quatro vidas”.

Minha Página AMP

 

Para doar

É necessário ter entre 16 a 69 anos completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.

Dados de 2023

Toda a Rede do Hemepar registrou 189.572 doações, numa média de mais de 15,7 mil doações por mês. Este ano, em janeiro, foram registradas 17.515 doações, e nos quatro primeiros dias de fevereiro, 2.094. No total são 22 unidades do Hemepar, com 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que recebem e necessitam nesta época da doação de sangue.

A 15ª Regional de Sáude estará fechada nos dias 12 e 13 e aberta no dia 14 de fevereiro.

Sair da versão mobile