Saúde do homem é prioridade no mês de novembro, mas não é só próstata

Novembro enfatiza cuidados com o câncer de próstata, mas não é só isso - Foto: Divulgação

Desde 2003, a campanha ‘Novembro Azul’ busca conscientizar a população a respeito da saúde do homem e promover informações sobre diagnóstico e tratamento para o câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no Brasil. Além dessa doença é de suma importância que os homens se cuidem, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura nos tratamentos. Papel fundamental também são das esposas e mães, também incentivarem a busca por auxílio médico.

Em Maringá, a Prefeitura prepara ações em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com oferta de consulta médica e atendimentos em horário noturno, palestras em empresas onde há grande quantidade de profissionais do sexo masculino e diversas outras atividades.

Durante todo o mês, as UBSs vão realizar atividades em grupos, orientações aos pacientes e intensificar a busca ativa de pacientes com resultados alterados de exame de próstata. Além de atendimentos em horário noturno e realização de exames, as ações incluem atividades em grupos de apoio para tabagistas e de estilo de vida saudável. Confira em anexo algumas das ações que serão desenvolvidas nas UBSs.

Embora a melhor maneira de prevenir um câncer seja o diagnóstico precoce, alguns hábitos podem auxiliar nesse cuidado. São eles: não fumar, adotar uma alimentação saudável, manter o peso adequado, praticar atividades físicas, evitar ingestão de bebidas alcoólicas, de carne processada e a exposição ao sol entre 10h e 16h.

Dados

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, entre 2023 e 2025, sejam registrados no Brasil 704 mil novos casos de câncer de próstata, o mais comum entre homens. A doença é caracterizada pelo crescimento anormal de células na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino.

Autoestima

O Novembro Azul serve também para lembrar da saúde sexual masculina, a disfunção erétil, reposição hormonal, ejaculação precoce, desinteresse sexual, entre outros. “Hoje em dia a gente tem falado na estética genital masculina. A gente faz bastante aqui em Maringá essa área de preenchimento peniano. O homem que tem problema com a autoestima com o próprio corpo”, explica o urologista Pedro Menechini.

Sair da versão mobile