Sesa capacita 3 mil profissionais para cuidados à pessoa idosa e cadastra 100 mil no SIPI

A Sesa também cadastrou e fez avaliação de mais de 100 mil idosos no Sistema de Informação da Pessoa Idosa (SIPI) - Foto: Sesa

No mês dedicado aos cuidados à pessoa idosa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comemora conquistas com bons números em cadastramentos, capacitações e avaliações em 2024. Foram até aqui, 3 mil profissionais que receberam treinamento e estão aptos para acompanhar esse público.

Além das capacitações, foram realizados 15 encontros de formação para líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, totalizando 375 participantes. A Sesa também cadastrou e fez avaliação de mais de 100 mil idosos no Sistema de Informação da Pessoa Idosa (SIPI).

Minha Página AMP

Todas essas iniciativas fazem parte do Programa Envelhecer com Saúde no Paraná, voltado para a qualificação contínua de profissionais que atuam em Unidades de Saúde, Ambulatórios e Regionais de Saúde em todo o Estado.

Outra ação relevante é a Linha de Cuidado à Pessoa Idosa, uma estratégia alinhada às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela foca no cuidado centrado na pessoa, promovendo a capacidade funcional por meio da prevenção, diagnóstico precoce e manejo da fragilidade multidimensional.

 

Sair da versão mobile