Sesa declara epidemia de H3N2 no Paraná, com cerca de 832 casos confirmados em 144 municípios

Sesa declara epidemia de H3N2 no Paraná, com cerca de 832 casos confirmados em 144 municípios

Foto: Sesa

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Nesta quarta-feira (12) o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, declarou epidemia de H3N2 no Paraná durante coletiva de imprensa.

Na ocasião o secretário informou o registro de 832 casos confirmados da doença, que já está presente em cerca de 144 municípios paranaenses, de um total de 399 cidades. São 825 paranaenses e 27 turistas infectados pela doença.

Segundo Beto Preto, esse índice pode aumentar ainda mais nos próximos dias. Em um curto período entre os dias 11 de dezembro e 10 de janeiro foram registradas 12 mortes por H3N2 no Paraná, sendo seis homens e seis mulheres. As mortes foram confirmadas em nove municípios sendo: Arapongas (1), Curitiba (2), Foz do Iguaçu (1), Londrina (2), Mandaguaçu (1), Maringá (1), Marumbi (1), Paranaguá (2) e Tapira (1).

A Secretaria de Estado da Saúde já descentralizou mais de 460 mil capsulas de Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu) para 46 mil tratamentos e o Ministério da Saúde já sinalizou com mais 100 mil capsulas, para aproximadamente 10 mil tratamentos. “Nós ainda temos 616 mil doses. Neste momento, nós estamos fazendo um esforço para vacinar os paranaenses que quiserem vacinar fora do grupo prioritário”, informou o secretário.

“É importante nesse momento dizer que estamos nesse delicado e critico da alta demanda na porta das nossas unidades de saúde e se continuar nessa mesma tocada dentro de poucos dias teremos aí na reta do colapso de entrada, não dentro do hospital, mas são tanto casos que vão se proliferando podem trazer casos de piora no organismo das pessoas e os leitos hospitalares também serão ocupados”, frisou.

Ele falou que o Paraná estava preparado para a retomada das cirurgias eletivas, sendo o maior investimento da história do Governo do Estado para esta área, mas é preciso normalidade do cenário epidemiológico.

E finalizou: ”Nós vamos trabalhar para ofertar rapidamente a vacina para todos”.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile