Terapia Holística, já ouviu falar?

O Maringá

Terapia Holística envolve componentes científicos e práticos - Ilustração/Freepik

Terapia Holística. Segundo o Dicionário Português Online a palavra ‘Holística’ se define assim: “Que busca entender os fenômenos ou a realidade por completo, e não somente como resultado da união de suas partes; que analisa e entende algo por inteiro”. Acupuntura, o Reiki, as Massoterapias, a herbologia e Ayurveda estão entre as principais abrangências da Terapia Holística.

Da mesma forma a terapia holística intervêm de maneira terapêutica e trata o indivíduo em sua totalidade, aplicando uma variedade de técnicas e modalidades terapêuticas. Essas técnicas podem compreender desde terapias de manipulação corporal até meditação.

“A Terapia Holística é um conjunto de terapias que visam a promoção a saúde, a prevenção de doenças e agravos, alívio de sintomas e cura, através do cuidado integral do ser humano. Seus componentes, em sua maioria, têm berço na medicina oriental e trazem consigo uma mistura entre o conhecimento prático e científico”, define o Psicólogo Clínico Marcelo Parazzi.

Dentro da transformação dos planos terapêuticos ocorreu uma interconexão das áreas de saber da saúde e as equipes interdisciplinares passaram a ganhar força e raízes em todos os níveis de atenção. O cuidado passou a ser integral e continuado.

Com a transformação das técnicas e estratégias de saúde novas alternativas foram ganhando respaldo científico e espaço nos serviços de saúde. Passaram de terapias alternativas para complementares e hoje são reunidas dentro da Terapia Holística que já são reconhecidas pelo Ministério de Saúde e incorporadas aos tratamentos de diversas doenças e condições clínicas.

Baseada principalmente em métodos de relaxamento, alívio de pontos gatilhos, manipulação de energias e mudanças nos hábitos de vida a Terapia Holística cumpre o papel de fortes benefícios e vantagens para o paciente.

Sair da versão mobile