Três voos são previstos para chegar da China com 1.024 litros de IFA nesta sexta-feira

Os insumos são suficientes para fabricar 32 milhões de doses da AtraZeneca, informa o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo

Três voos são previstos para chegar da China com 1.024 litros de IFA nesta sexta-feira

Foto: Agência Brasil

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Até a próxima sexta-feira (26), três voos chegarão da China com 1.024 litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo usado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na fabricação de imunizantes em combate ao coronavírus, informou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, nesta quarta-feira (24).

“A partir de hoje, amanhã e depois de amanhã chegará, em três voos provenientes da China, mais IFA para produção no Brasil. Serão 1.024 litros do IFA, que é suficiente para a produção 32 milhões de doses da AstraZeneca, na Fiocruz”, afirmou o chanceler.

O aviso foi dado no decorrer de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, que Araújo esteve presente como convidado. O ministro declarou que com a chegada dos insumos, fica regularizado um calendário mensal de recebimento do ingrediente farmacêutico.

O ministro relatou que existe um contratempo global na cadeia de produção de imunizantes, o que tem danifica a exportação para o Brasil de doses de vacina produzidas na Índia ou nos Estados Unidos, por exemplo.

Araújo participou por videoconferência da audiência pública na Câmara dos Deputados, após ter ido, no começo da manhã, na reunião a respeito ao combate ao coronavírus no Palácio da Alvorada, com o presidente Jair Bolsonaro, ministros, governadores e os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara dos Deputados e do Senado.

IFA

O ingrediente farmacêutico ativo (IFA) é elemento essencial na formulação de fármacos, englobando imunizantes. No começo do ano, a Fiocruz recebeu com atraso os primeiros lotes do insumo para a produção da vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

As primeiras doses feitas pela Fiocruz foram enviadas na semana passada. A previsão da instituição é de que sejam entregues 3,9 milhões de doses neste mês e outras 18,8 milhões em abril, 11,2 milhões a menos que a estimativa inicial.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile