Conheça sobre a xerostomia: sensação de boca seca

Conheça sobre a xerostomia: sensação de boca seca

Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Desidratação, ronco, costume de respirar pela boca, cigarro, álcool, má higiene bucal e falas longas podem ser indícios de xerostomia, mais conhecida como boca seca. Dessa maneira, é relacionada, ou não, à baixa ou nenhuma produção de saliva pelas glândulas salivares.

A saliva tem uma função essencial na proteção da cavidade oral em combate a infecções por fungos, vírus e bactérias, que causam cáries e mau hálito. Com isso, além de umidificar os tecidos da boca, também auxilia na formação e deglutição do bolo alimentar, contribui na fonética e é primordial na retenção de próteses. Em vista disso, ao observar a frequência de boca seca é importante ir em uma consulta médica para começar um tratamento adequado.

Isso pode ocorrer também por conta do efeito colateral de alguns medicamentos, como antidepressivos, antialérgicos, diuréticos e anti-hipertensivos, da radioterapia na região da cabeça e do pescoço, do envelhecimento e de estresse.

Dificuldade para engolir, lábios secos e rachados, sensação de ardência ou dor na língua, que fica vermelha e com fissuras, também podem ser outros sintomas de xerostomia.

O tratamento da doença é relacionado com o motivo do distúrbio, contudo, algumas instruções básicas são essenciais, qualquer que seja a situação. Assim, é
indispensável ingerir aproximadamente dois litros de água por dia, cuidar da saúde bucal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos condimentados e não fumar.

Aliados

Além disso, o procedimento para tratar a boca seca pode ser realizado de modo que aumente a secreção de saliva, como por exemplo, chupar balas com superfície lisa ou chicletes sem açúcar e comer mais alimentos ácidos e cítricos, pois estimulam a mastigação, aplicar flúor no consultório odontológico, escovar os dentes, usar fio dental e usar sempre enxaguante bucal, pelo menos duas vezes ao dia, tomar chá de gengibre.

Outros cuidados importantes para evitar ficar com os lábios ressecados são como não ter o hábito de passar a língua nos lábios. Use protetor labial como manteiga de cacau ou batom com propriedades hidratantes.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile