Notícias em Destaque
Secretaria apoia implantação do primeiro PEV de pilhas e baterias
O Cartório de 1º Registro Civil das Pessoas Naturais – 5º Tabelionato de Notas passou a disponibilizar nesta semana o primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para coleta de pilhas e baterias de Maringá. O estabelecimento adquiriu uma caixa coletora, que já está instalada na recepção recebendo resíduos da comunidade.
Por iniciativa da funcionária Andreine Busnello, foi firmada uma parceria com a Cooperativa CooperCanção para o recolhimento dos materiais coletados e do lixo eletrônico gerado pelo cartório. Os colaboradores também firmaram parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) para a coleta do material reciclável gerado no local.
A Secretaria de Meio Ambiente parabenizou o cartório pela iniciativa de prestação de serviços à comunidade e pela implantação do projeto socioambiental.
Para a técnica ambiental da secretaria, Marisa Emilia Ereno, é importante divulgar a preocupação com o gerenciamento de resíduos do cartório, bem como a sensibilização ambiental realizada com os colaboradores.
Conforme a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todo o revendedor tem a responsabilidade compartilhada de receber estes resíduos do consumidor e encaminhá-los ao fabricante para a descontaminação ambientalmente correta e/ou reciclagem.
Risco ambiental
As pilhas e baterias novas ou usadas e em funcionamento não oferecem riscos à saúde humana, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas no lixo comum e as cápsulas que as envolvem passam por deformações, amassando e estourando deixando vazar o líquido tóxico do interior. Isso representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é degradado com o passar dos anos.
Na composição desses materiais são encontrados metais pesados tais como: cádmio, chumbo, mercúrio, manganês, cobre, níquel, cromo e zinco, substâncias que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas, além de contaminar o solo e o lençol freático.
Por serem biocumulativas, ou seja, vão se acumulando no meio ambiente poluindo-o é que surgiu a necessidade do descarte correto de pilhas e baterias usadas.
A reciclagem e reutilização de pilhas e baterias usadas, geram insumos que são utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmica e química em geral, como também na fabricação de novas baterias.
Serviço
PEV de Pilhas e Baterias
Local: Rua Padre Germano José Meyer, 565 – Zona 2
Cartório de 1º Registro Civil das Pessoas Naturais – 5º Tabelionato de Notas
Informações: 3304.7166 ou 3221-1342
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá