Notícias em Destaque
Secretaria apresenta unidade de reciclagem de isopor na Semana do Meio Ambiente
A Secretaria de Meio Ambiente apresenta nesta quinta-feira (5), dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, uma unidade móvel de reciclagem de isopor, o ESP – Polietileno Expandido. A apresentação, das 8h30 às 17 horas, será na Praça Raposo Tavares, com demonstração de reaproveitamento do isopor e exposição de madeira plástica transformada em móveis, placas; equipamentos da Polícia Ambiental para conscientização contra pesca e caça predatória, de animais taxidermizados; e materiais elaborados por artistas plástico mediante a utilização de materiais reciclados.
O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, destaca que Maringá sai na frente na destinação correta do isopor. A unidade é da empresa Recicláveis Cidade Verde, e trabalha com o isopor, um dos produtos mais poluentes no meio ambiente atualmente pelo grande volume de descarte, lembra.
Através de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Recicláveis Cidade Verde, Maringá passa a partir de agora a dar a destinação ambientalmente correta para esse resíduo que é 100% reciclável. Produto sintético proveniente do petróleo, quando descartado incorretamente o isopor provoca sérios prejuízos à natureza, já que por ser impermeável e ter a decomposição muito lenta (400 anos), prejudicando o solo e impedindo a penetração de água.
Quando cai em rios e mares, além de poluir, o isopor pode confundir os animais que se alimentam de resíduos, afetando seus sistemas digestivos. Caso se mistura a qualquer outro lixo, permanecendo a céu aberto, se queimado libera gás carbônico que polui a atmosfera e colabora para o aquecimento global. De acordo com o secretário, a coleta e reciclagem do isopor não é simples a partir da leveza do produto, cujo volume encarece seu transporte.
Para que seja viável seu reaproveitamento as quantidades devem ser grandes, o que impede o interesse de muitas cooperativa, inclusive porque não estão preparadas para industrializá-lo. Por esse motivo, a SEMA firmou parceria com a Recicláveis Cidade Verde que possui a tecnologia necessária para reciclar o EPS (Polietileno Expandido). A empresa está enquadrada na legislação e possui uma Unidade Móvel de Reciclagem, que fará demonstrações do processo na Praça Raposo Tavares.
O produto resultante após passar pela unidade será utilizado para rodapés, molduras para quadros, pisos do tipo deck. A Cidade Verde também desenvolveu subprodutos do isopor para a construção civil, preenchimento e regularização de pisos, concreto leve, etc. O produto também é aproveitado por qualidades de conforto térmico e acústico. Além do isopor a empresa também receberá e industrializará garrafas PET, utilizadas na fabricação de vassouras, óleo de cozinha, sucatas eletrônicas e banners usados, transformados em sacolas retornáveis.
Promovida pela Prefeitura, a Semana do Meio Ambiente de Maringá começou na segunda-feira com palestras e apresentações sobre temas ligados à preservação para alunos das escolas públicas e privadas. Para o secretário Umberto Crispim a resposta às palestras tem sido surpreendente: O nível dos palestrantes e a importância dos assuntos enfocados que envolvem o presente e o futuro do planeta está polarizando as atenções da assistência. Os estudantes se mostram interessados, inclusive com muitas perguntas que demonstram preocupação da juventude com relação à degradação ambiental.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá