Notícias em Destaque
Secretário de Meio Ambiente participa do VI Seminário Paranaense de Meliponicultura
O secretário de Meio Ambiente, José Miguel Grillo, participou nesta sexta-feira (16) da abertura do VI Seminário Paranaense de Meliponicultura, realizado na Universidade Estadual de Maringá. O evento que reunirá especialistas da criação racional de abelhas sem ferrão termina neste sábado e contará com palestras, debates, oficinas e minicursos ministrados por professores, meliponicultores e pesquisadores do Paraná, São Paulo, Bahia e Piauí.
Miguel Grillo destacou a importância das abelhas sem ferrão na polinização de plantas nativas e culturas agrícolas. “As abelhas são um grande agente polinizador para as plantas e contribuem para a diversificação da produção em nossa região que está marcada pelo cultivo de grãos. A pesquisa na área é fundamental para fortalecer a produção de flores e frutas, e o mais importante, auxiliar no equilíbrio do ecossistema”, destacou o secretário.
A presidente da Federação Paranaense de Apicultura (FEPA), Lucimar Pontara, lembrou que um dos grandes desafios da área é o da regulamentação para o mel de abelhas sem ferrão que ainda não existe. “Este encontro com profissionais de toda a cadeia de produção poderá registrar um modelo de controle de qualidade e estabelecer parâmetros para a produção do mel dessas abelhas”, explicou.
Durante o seminário estudantes, agricultores, ambientalistas, ecologistas e pesquisadores do setor público e privado participarão de atividades sobre a meliponicultura no Brasil, fisiologia e comportamento das abelhas sem ferrão, regulamentação para mel de abelha sem ferrão, além de debates sobre o uso e manejo sustentável de polinizadores, minicurso sobre produção in vitro de rainhas de abelhas jataí e oficina de captura e manejo de abelhas sem ferrão com meliponicultores.
Programação:
Sexta-feira
Painel: Regulamentação para mel de abelha sem ferrão.
Coordenado pelo Profa. Dra. Maria Josiane Sereia – UTFPR/Campo Mourão/PR
14h00 – Prof. Dr. Luís Carlos Marchini – ESALQ/USP-Piracicaba/SP
14h45 – Prof. Dr. Bruno de Almeida Souza – Embrapa Meio Norte/Teresina/PI
15h30 – Prof. Dr. Carlos Alfredo Lopes de Carvalho – UFRB/Cruz das Almas/BA
16h15 às 16:30 – Debate
16h30 às 17h – intervalo
17h às 17h30 – Uso e manejo sustentável de polinizadores – Profa. Dra. Denise de Araújo Alves – USP Ribeirão Preto/SP
17h30 às 18h15 – Conclusões e encerramento – com a presença do prof. Dr. Paulo Nogueira Neto
18h30 às 20h – apresentação dos painéis
Sábado
8h às 10h – Minicurso : Produção in vitro de rainhas de abelhas jataí – teórica e prática – Msc. e doutorando Mauro Prato – USP – Ribeirão Preto/SP
10h às 12h – Oficina: Captura e manejo das abelhas sem ferrão – Sr. José Mauro – Meliponicultor
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá