Nesta terça-feira (25), representantes da administração municipal inspecionaram os trabalhos em dois locais onde são realizadas importantes obras de mobilidade urbana: a duplicação da Rua Prefeito Faria Lima e a alça que ligará a Rua Bolívia à Avenida Dez de Dezembro. Participaram das vistorias, os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; Gestão Pública, Fábio Cavazotti; e Obras e Pavimentação, João Verçosa. Também estiveram presentes integrantes das equipes técnicas envolvidas nas operações.
Na Rua Prefeito Faria Lima, as obras de duplicação da pista, no trecho entre as avenidas Bento Munhoz da Rocha Neto e Maringá, já estão praticamente finalizadas. Além de conectar a região central aos condomínios da zona sul e à Universidade Estadual de Londrina, a via é utilizada por motoristas que vêm de outras cidades da região, como Cambé e Rolândia, através da PR-445. Os trabalhos realizados no local envolveram, entre outras ações, a construção de uma segunda ponte ao lado da estrutura que já existia entre o Aterro e o Lago Igapó 3.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, com a conclusão das obras de engenharia, restam apenas serviços de acabamento. “Nossa vistoria foi bastante positiva, pois constatamos que as melhorias mais complexas, de nível estrutural, já foram feitas. Agora, as equipes estão trabalhando na implantação do meio-fio, calçadas, canteiros, iluminação de LED e sinalização. Nas próximas semanas, vamos entregar uma obra moderna e bonita, que vai trazer desenvolvimento para essa região e deixar o trânsito mais rápido, seguro e integrado”, destacou.
Durante a segunda visita do dia, a comissão inspecionou a construção da alça que ligará o pontilhão da Rua Bolívia à Avenida Dez de Dezembro. A nova estrutura permitirá aos motoristas que trafegam pela Dez de Dezembro que percorram as ruas Peru e Panamá, até chegarem ao viaduto, de onde poderão acessar as regiões leste e sul. Além disso, será construída uma rotatória logo após a alça, no cruzamento entre as ruas Peru e Adriático, que possibilitará o tráfego entre a Rua Adriático e a Via Expressa, assim como a conexão da avenida com os bairros da região.
Na fase atual dos trabalhos, já foi concluída a construção de muros de arrimo, sendo que as equipes atualmente executam serviços de drenagem na Dez de Dezembro. Em virtude desta etapa, interdições tem acontecido na avenida.
O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, explicou que a obra é um projeto inovador da Secretaria de Obras e do IPPUL, pois permitirá diversas ligações entre importantes regiões da cidade. “Uma das principais melhorias se dará no acesso, a partir da Via Expressa, às regiões do Aeroporto e da Prefeitura. Com as novas estruturas, não será mais preciso ir às avenidas Juscelino Kubitschek ou Portugal, desafogando os cruzamentos com essas vias. Isso trará acessibilidade e diminuirá as distâncias e tempos de percurso”, frisou.
Outras conexões – Os trabalhos na região também incluem a construção de mais dois acessos na avenida Dez de Dezembro, do outro lado da pista, no sentido sul-norte. Um deles interligará a Via Expressa à Rua da Aeronáutica, logo após a interseção com a Rua Charles Lindemberg. Com isso, quem trafega pela avenida, vindo da PR-445, contará com uma nova passagem direta para a zona leste, na região do aeroporto. Essa rota será conectada com a rotatória da Praça João Negrão, que oferece acesso a diferentes vias da face leste.
Outra alça de ligação será feita entre a Rua da Aeronáutica e a Dez de Dezembro, acima do pontilhão da Rua Bolívia, permitindo o trajeto dos bairros da zona leste para as regiões central e norte.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá