A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) realizou, ontem (2), uma atividade de plantio de mudas de árvores no Jardim Quebec, região oeste de Londrina, com a participação de estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Alternativa. A atividade prática ocorreu na pracinha do Quebec (José Carvalho Grade), entre as ruas Alabama e Kansas, vias próximas à rua Goiás e avenida Maringá.
Durante a visita, foram plantadas cerca de 20 mudas das espécies tipuana e acácia-mimosa. Além do momento de contato direto com a natureza, ainda houve uma roda de conversa sobre a arborização urbana e a respeito dos serviços executados na cidade pela Sema, entre diferentes frentes de trabalho.
As ações foram conduzidas em parceria pela equipe operacional da Sema e de Educação Ambiental da mesma secretaria, juntamente com 17 alunos e funcionários da instituição de ensino.
Esta aula externa proporcionada para as crianças do Colégio Alternativa integra a matéria de Política da unidade escolar, ministrada pela professora Renata Storti, tendo sido uma experiência diferente, proveitosa e divertida aos participantes. Também estiveram presentes o diretor do colégio, Hamilton Lopes, e a coordenadora do ensino médio, Bruna Karen Messias.
Nas ações de plantio, o time da Sema dialoga com os estudantes, trocando informações, tirando dúvidas e ouvindo histórias e relatos deles. A equipe da Prefeitura aproveita para falar sobre o Plano Diretor de Arborização, suas regras e proibições, mostrando os principais erros cometidos, o que é passível de multas e penalidades, entre outros aspectos.
Dentre os pontos abordados, conforme informou a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Damiani, estão a obrigatoriedade de árvores nas calçadas e as espécies mais indicadas para ficar nesses locais, e sobre como a população pode retirar mudas de árvores no Viveiro Municipal para plantar na calçada de casas na área urbana de Londrina. “Explicamos como funciona o Viveiro Municipal, as regras de erradicação e poda, o que pode ou não ser plantado em praças e áreas públicas. Falamos ainda sobre a proibição de muretas no entorno das árvores e a necessidade de autorização da Sema para a erradicação das árvores”, citou.
Damiani contou que os alunos gostam de participar e acabam compartilhando casos que ouviram e conhecem, o que contribui para tornar o diálogo mais produtivo. “A equipe da Sema expõe um pouco sobre o trabalho que faz e nós também enviamos uma cartilha digital para todos com essas orientações e regras. Finalizamos com a parte prática do plantio, instruindo primeiramente com uma demonstração. Depois, eles próprios plantam as mudas aplicando cada um dos processos ensinados”, disse.
As áreas públicas escolhidas para receber as ações de plantio por parte da Sema são indicadas pela diretoria de Áreas Verdes, que observa onde há espaços que precisam de árvores perto das escolas ou instituições interessadas em participar da atividade educativa.
Para solicitar os serviços de Educação Ambiental da Sema, o público pode acessar a página desta assessoria no portal da Prefeitura de Londrina (clique aqui), onde há o formulário on-line para preenchimento e onde constam todas as informações sobre os trabalhos dessa natureza desenvolvidos em Londrina.
Todo este trabalho integrado compõe a Política Municipal de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 13.391, de 5 de maio de 2022.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá