Notícias em Destaque
Sema inicia calçamento de fundos de vale do Córrego Mandacaru
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) coordena os trabalhos para proteção dos córregos e ribeirões, alguns dos quais afluentes dos rios Pirapó e Ivaí. As ações são realizadas inicialmente no Córrego Mandacaru. Após a terraplenagem, é iniciado no Jardim Oriental o calçamento de 2,5 mil metros lineares das áreas que margeiam o fundo de vale do córrego.
Além do Mandacaru, áreas públicas do Ribeirão Maringá receberão as intervenções. Terrenos privados são monitorados pela Sema para o cumprimento de limpeza, calçamento e cercamento. Além dos dois ribeirões é elaborado licitação para projetos de proteção dos fundos de vale para outros 5,5 mil metros lineares de fundos de vale.
Aproximadamente 1,6 mil metros lineares de cercamento serão realizados também para isolamento de unidades de conservação como o cercamento do Parque Guaiapó, o reparo de telas no Parque do Ingá, área de transbordo de resíduos da Pedreira Municipal, entre outros.
A diretora de Licenciamento e Controle Ambiental, Juliane Kerkhoff, ressalta a importância do Córrego Mandacaru. Esse curso de água integra a bacia hidrográfica do Rio Pirapó que abastece o município de Maringá. Além de preservar nosso recurso hídrico, as intervenções de cercamento dos fundos de vale impedem a destinação de lixo e proliferação de zoonoses, afirma.
A não preservação dos fundos de vale contribuem também para a redução de drenagem de cursos de água e transbordamentos dos córregos, além da criação de animais e construções e inserção de espécies exóticas e invasoras.
Saiba mais
Segundo legislação municipal é dever do proprietário realizar o cercamento de áreas de preservação permanente, sob pena de multa de R$ 6 mil. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 (Ouvidoria Municipal).
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá