Notícias em Destaque
Sema promove reuniões com instituições para iniciar acordos setoriais
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) vem promovendo reuniões em parceria com instituições como a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Procon e Ministério Público com o objetivo de iniciar acordos setoriais de logística reversa. A Lei 12.305/2010 determina que se crie um sistema de responsabilidade compartilhada entre comerciantes e distribuidores, poder público, fabricantes e importadores para a implantação da logística reversa.
Técnicos da Sema estiveram nesta terça-feira (1º) na sede da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Ampec Micromar), onde proferiram palestra com o tema “Política Nacional de Resíduos e a Logística Reversa”. Cerca de 30 micro e pequenos empresários estavam presentes no evento promovido para proporcionar condições de estudo, análise e debates de assuntos que favoreçam o desenvolvimento dos negócios.
A logística reversa aplica-se à pneus inservíveis; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes; óleos lubricantes, seus resíduos e embalagens; embalagens plásticas, metálicas ou de vidro que devem ser devolvidas pelo consumidor no local de compra onde o revendedor encaminhará ao fabricante para a devida reciclagem ou descontaminação.
A técnica ambiental, Marisa Emilia Ereno, enfatizou que uma das principais vantagens para a sociedade e o meio ambiente é que a Logística Reversa possibilita o retorno dos resíduos sólidos para as empresas de origem. “E ainda faz com que os fabricantes passem a usar tecnologias mais limpas, facilitando assim a reutilização, criando embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados, diminuindo o consumo de matérias-primas”.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, o conceito de logística reversa foi instituído pela Política Nacional de Resíduos, “sendo essencial que toda a sociedade tenha consciência de que a responsabilidade deve ser compartilhada, ou seja, que todos devem fazer a sua parte”.
Serviço
Informações na SEMA, através do fone 3221-1307.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá