SEMA vai soltar milhares de peixes nos rios Paraná, Ivaí e Pirapó

Notícias em Destaque

SEMA vai soltar milhares de peixes nos rios Paraná, Ivaí e Pirapó

Visando combater o desaparecimento das faunas aquática e ribeirinha nos rios da região e também nas divisas do Paraná, a Secretaria do Meio Ambiente de Maringá vai promover a reintrodução de peixes das espécies nativas.
Para alcançar o objetivo traçado pelo secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, a Semana da Primavera que será realizada em todo início de setembro, está sendo agregada a uma agenda de eventos que visam beneficiar e chamar atenção não apenas para os problemas da flora, mas também da fauna.
“Na verdade, vamos promover também regionalmente o que temos feito com muito sucesso em nossa cidade, que é priorizar e chamar a atenção pública, principalmente das novas gerações, para os problemas do meio ambiente, vamos falar do peixe, da árvore e dos cursos de água, já que o líquido potável começa a faltar até mesmo no Brasil, onde a maioria das pessoas acreditava existir um estoque sem fim”, destaca Crispim.
Programação
A programação que está sendo concluída, terá eventos de 29 de agosto a 26 de setembro em três municípios: Maringá, Porto Rico e outra cidade – ainda indefinida – na região do Rio Ivaí.
A abertura da Semana terá passeio ciclístico no dia 20 de setembro,  e cerimônia oficial no dia 21, às 9 horas, na Câmara Municipal, com o coral 100 Vozes (Instituto Adventista), exibição do filme “Aquecimento Global e Mudanças Climáticas”, palestra sobre Logística Reversa e exposição de arte com materiais recicláveis.
Em Maringá será feito plantio de árvores nativas em áreas de fundos de vale nos dias 26 e 22 de setembro, e no dia 25 o lançamento do marco de preservação do Ribeirão Paiçandu, importante curso de água regional que nasce em Maringá e está poluído e assoreado.
No dia 23 de setembro, em parceria com a Gelita do Brasil, haverá soltura de milhares de peixes na ponte da BR-317 (saída para Astorga), buscando recompor a fauna do Rio Pirapó, que fornece a água consumida pelos maringaenses.
No dia 24, em local e município a ser definido, nova soltura de milhares de peixes de espécies nativas no Rio Ivaí, onde de 3 anos para cá já foram efetuadas diversas solturas.
100 mil
Mas o grande evento será a soltura de 100 mil peixes nativos, em idade juvenil, dia 29 no Rio Paraná, iniciativa importante por tratar-se de um dos maiores rios do mundo, onde os peixes já começam a desaparecer por conta de problemas provocados pelo homem.
Para esse evento, a Secretaria de Meio Ambiente contará com a parceria do Unicesumar, que inclusive mantém no Norte do Brasil um programa de preservação de tartarugas de água doce, com a Unimed de Maringá e Paranavaí, CEPPA, Cocamar, e com as prefeituras de Paranavaí e Porto Rico.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile