Notícias em Destaque
Semana da Primavera iniciou o plantio de mais de 4 mil árvores e soltura de 110 mil peixes
Com o reconhecimento regional da política ambiental promovida pela Prefeitura de Maringá, a Semana da Primavera de 2015 não se restringiu aos limites do município, realizando ações efetivas e de conscientização pública também em outras cidades da região.
Um dos eventos mais importantes que antecipou a Semana foi a soltura de mais de 100 mil alevinos em idade juvenil no Rio Paraná, em parceria com a Prefeitura de Porto Rico. Para o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, a primeira ação objetivou alertar sobre a depredação e extinção da rica fauna desse que é um dos rios mais importantes da América do Sul.
As autoridades federais, estaduais e as cidades ribeirinhas precisam se mobilizar. O Paranazão está morrendo e se não agirmos agora, quando abrirem os olhos será tarde demais. Será muito triste termos um novo Tietê desse tamanho, destacou Crispim.
Dentro da programação diária sempre contando com a presença de estudantes, a Semana da Primavera começou no domingo (20) com o passeio ciclístico promovido pela Rádio Maringá FM, reunindo milhares de pessoas no centro da cidade. Na segunda-feira (21) a abertura oficial foi realizada na Câmara Municipal, com autoridades e escolares participando de um coffee break, seguido de palestra da geógrafa Marisa Ereno sobre um tema discutido por toda a sociedade: a Logística Reversa que viabiliza a coleta e o retorno dos resíduos sólidos ao revendedor e fabricante, para o reaproveitamento em seu ciclo de vida ou destinação ambientalmente correta.
Na terça-feira (22) houve o início do plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas no fundo de vale do Córrego Jumbo; na quarta-feira (23) a soltura de mais de 5 mil peixes em afluente do Rio Pirapó, na Fazenda Unicesumar, na quinta (24), mais peixes, desta vez no Rio Ivaí, município de Itambé, com participação inclusive do prefeito em exercício de Maringá, Cláudio Ferdinandi.
Na sexta-feira (25) outro evento intermunicipal no Viveiro de Mudas de Maringá: início do plantio de mudas e lançamento do Marco de Preservação do Ribeirão Paiçandu e apresentação do Comitê Intermunicipal Ribeirão Paiçandu Sustentável (CIRPS), um grupo formado por autoridades e especialistas que vai trabalhar para recuperar o assoreado, poluído e depredado córrego que passa por Maringá, Paiçandu, Ivatuba e Doutor Camargo, até desaguar no Rio Ivaí.
No sábado (26) fechando a programação, a Secretaria do Meio Ambiente e escoteiros fizeram a distribuição de mais de 700 mudas nativas e frutíferas para a população em frente do Parque do Ingá, em parceria com a AEAM – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá e Rádio Maringá FM.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá