Notícias em Destaque
Semana do Meio Ambiente começa na segunda com palestra
Com cerimônia de abertura às 8h30 na Câmara Municipal, começará na segunda-feira (2) a semana do Meio Ambiente em Maringá. Promovido pela Prefeitura, o evento é considerado muito importante pelo prefeito Roberto Pupin, cuja administração tem priorizado as questões ambientais.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Umberto Crispim de Araújo, o trabalho em prol da recuperação e da preservação dos recursos naturais demonstra a visão responsável da gestão maringaense. Não estamos trabalhando só para o presente. Temos recuperado minas, cursos de água, cercado fundos de vale, plantado árvores e soltado peixes não só em Maringá, mas também na região, lembrou.
Ele acrescentou que o trabalho integrado vem sendo feito porque os rios, árvores e a natureza em geral estão interligados. Em toda a região se multiplicam as promoções de palestras pelo meio ambiente, plantios, soltura de peixes. E tão importante quanto fazer é dar o exemplo: as próximas gerações vão respeitar ainda mais, preservar a riqueza natural da nossa região. É um ciclo virtuoso a partir da compreensão do trabalho que estamos realizando.
Programação
Na segunda feira (2), com presença de autoridades e estudantes na Câmara Municipal, será aberta a Semana do Meio Ambiente, com palestra da professora Deise Marcelino da Silva sobre o tema Recursos Hídricos. A palestrante é mestre em Direito da Personalidade pela Unicesumar, pós-graduada em Direito Ambiental, coautora e livro sobre o tema Acesso à Água Potável e doutoranda em Direito Ambiental Internacional.
Na terça-feira (3), às 8h30, o público está convidado a assistir a palestra Remanescentes da Mata Atlântica pela doutora bióloga Anna Christina Faria Soares, gerente do Parque do Ingá.
Para quarta-feira (4), às 8h30, estão agendadas atividades e palestra Mudanças Climáticas e Aquecimento Global, com Tiago Ribeiro da Costa, engenheiro agrônomo que atua em projetos regionais, professor titular dos cursos de Agronomia, Agronegócios e Gestão Ambiental.
Reciclagem de isopor
O encerramento, na quinta-feira (5), terá atividades entre 8h30 e 16 horas, na Praça Raposo Tavares, inclusive com distribuição de folders e promoção de conscientização sobre preservação ambiental.
Estará posicionada no local para demonstrações uma unidade móvel de reciclagem de isopor (EPS), um dos produtos mais descartados na natureza que causa poluição devido ao grande volume e o tempo em que demora para decompor no meio ambiente, cerca de 8 anos.
A unidade instalada em um caminhão é resultado de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e a empresa Recicláveis Cidade Verde para solucionar o problema da poluição com isopor em Maringá. A empresa detém a tecnologia para fazer essa reciclagem. De acordo com o secretário Umberto Crispim, a partir de agora esse produto passa a ser coletado e reutilizado. O isopor tem larga utilização em várias atividades, na construção civil por exemplo, para tetos, isolamento acústico, térmico e outras finalidades. Também para rodapés, molduras para quadros, pisos para deques, decorações, entre outros.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá