Semana do Rio inicia com a soltura de 10 mil peixes no Parque Alfredo Nyffeler

Notícias em Destaque

Semana do Rio inicia com a soltura de 10 mil peixes no Parque Alfredo Nyffeler

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta segunda-feira (23) a Semana do Rio com a soltura de mais de 10 mil peixes de espécies nativas no Parque Alfredo Nyffeler. Um dos objetivos da Semana é conscientizar a comunidade para a preservação dos recursos hídricos da região.

O evento reuniu estudantes e professores do Colégio Estadual João de Faria Pioli e contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Umberto Crispim, do vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, representantes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Viapar, Cocamar, Sanepar, Convention e Visitors Bureau, Universidade Estadual de Maringá, servidores municipais e comunidade.

O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, destacou que os recentes desastres ambientais ocorridos em Minas Gerais e a falta de água em São Paulo chamam a atenção para o cuidado com recursos hídricos. “Trabalhamos em mais de 100 áreas de fundo de vale dos 28 córregos do município com a soltura de peixes e o plantio de árvores. A política ambiental deve ser realizada de forma integrada, lembrando que é decisiva a participação da comunidade”.

A diretora do Colégio Estadual João de Faria Pioli, Joana Benta Peres, também ressaltou a importância da preservação do meio ambiente. “Cuidar do Parque Alfredo Nyffeler é dever de toda comunidade. Nossos alunos e professores estão sensibilizados para a responsabilidade do colégio com a conservação do parque”.

A coordenadora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Natasha Brenner, lembrou do compromisso de todo cidadão com o meio ambiente. “Se cada um fizer sua parte toda comunidade e a natureza agradecem. Não se pode ficar esperando apenas a ação do Poder Público para cuidar da natureza. Isso deve ser feito por toda a comunidade”.

O vice-prefeito Cláudio Ferdinandi parabenizou as ações da Secretaria de Meio Ambiente. “Em alguns países orientais quando uma criança nasce, uma bandeira representando um peixe é erguida. O peixe é um símbolo da vida e quanto mais zelarmos pela saúde do meio ambiente, mais chances teremos de ter uma vida saudável. Parabéns Umberto Crispim pelas ações realizadas em defesa de nossos rios e convidamos a comunidade a participar das diversas atividades que serão realizadas na Semana do Rio”.

Programação

A programação da Semana do Rio prossegue até sexta-feira (27), contará com atividades em vários pontos do município e reúnirá diversas entidades. Nesta terça-feira (24), 9 horas, será iniciado o plantio de 1.680 mudas de árvores nativas e frutíferas no fundo de vale do Jardim Paulista III, ao lado da Rua Pioneiro João Nunes. Na quarta-feira (25), 9 horas, será realizada a soltura de 10 mil peixes no Rio Pirapó, em parceria com a empresa Gelita do Brasil. Local: Rodovia PR 317, quilômetro 9, Parque Industrial.

Na quinta-feira (26), 9 horas, será iniciado o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas nas margens do Ribeirão Paiçandu, ação conjunta dos municípios que integram o consórcio em prol do curso de água: Maringá, Paiçandu, Doutor Camargo e Ivatuba. Local: município de Paiçandu.

Na sexta-feira (27), 9 horas, encerramento da Semana do Rio no Condomínio Barra do Ivaí II, no Rio Ivaí, em Ivatuba, onde serão soltos mais de 20 mil peixes de espécies nativas, evento em conjunto com a Prefeitura de Ivatuba.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile