Notícias em Destaque
Semana do Rio prossegue com soltura de peixes no Ivaí
Comemorada com ações efetivas em favor dos rios, a Semana do Rio teve soltura de 10 mil peixes nesta terça-feira (19), no Rio Ivaí. Com a proposta de preservação e conscientização, alunos da Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva foram convidados para participar do momento da soltura dos peixes e o evento contou com várias autoridades de Maringá e Floresta.
Para o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, cuidar dos rios é um assunto sério e necessita ser passada essa incumbência de geração em geração. “Não basta apenas pensar, devemos ter ações que façam a diferença para os rios e seus afluentes, e assim poderemos ter água e água em ambudância”, citou.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Umberto Crispim, o povoamento dos rios é algo que além de gerar vida para os rios, preserva a vida da população. “É fundamental que toda a comunidade, principalmente as crianças tenham a consciência de preservar os rios e os peixes, para que no futuro os netos dessas crianças de hoje, não sofram com ações mal pensadas”, afirmou.
Muitas autoridades de Floresta, participaram e pediram apoio aos alunos, frisaram que a água poderá ser um problema do futuro. O prefeito José Roberto Ruiz comentou que a solução está em nossas mãos. “Sabendo da nossa realidade e que no futuro poderemos ficar sem água potável, podemos e devemos nos organizar para que os rios, peixes e florestas sejam preservados”, comentou.
Programação:
Dia 20 de novembro – quarta -feira
8 horas – Plantio de espécies nativas para reposição de mata ciliar no Parque do Japão. Participação dos alunos, da Escola Municipal Oscar Pereira dos Santos e CMEI Luíza Martos Murcia Fontes.
Dia 21 de novembro – quinta-feira
9 horas – Palestra para os alunos do Col. Est. Instituto de Educação, na Câmara Municipal, com o engenheiro agrônomo e professor Tiago Ribeiro da Costa, abordando o tema “Recursos Hídricos”.
Dia 22 de novembro – sexta-feira
9 horas – Palestra para alunos do Col. Marista, na Câmara Municipal, com o Geólogo da Suderhsa, Everton Luiz da Costa Souza, apresentando o tema “Ciclo Hidrológico”.
Dia 23 de novembro – sábado
14 horas às 17 horas – Distribuição de folders e mudas frutíferas e nativas no Parque do Ingá em parceria com o Grupo Escoteiro Verde Canção. Durante todo o Parque Alfredo W. Nyfeller, Eco Ponto Itinerante de Sucatas Eletrônicas.
Dia 24 de novembro – domingo
9 horas – Santa Missa no pátio da Estação de Captação de Água da Sanepar, no Rio Pirapó.
10h30 – Soltura de 10 mil peixes e plantio de mil mudas de espécies nativas e frutíferas em fundo de vale do Rio Pirapó.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá