Semana Literária Sesc finaliza em Maringá com música, Paulo Leminski e Luiza Romão

Escritora Luiza Romão, ganhadora do Prêmio Jabuti, apresenta ao público sua performance “Também guardamos pedras aqui” (Crédito: Divulgação)

A 43ª Semana Literária Sesc chega ao fim em Maringá neste sábado, 10 de agosto, com música, bate-papo, lançamento de livros, contação de histórias e performance da ganhadora do Jabuti e slammer Luiza Romão. Tudo com entrada gratuita na unidade localizada na Av. Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7.

Logo pela manhã, sessão de contação de histórias com a Cia Mapinguary de São Paulo. Às 9h; depois, às 14h. Associar a contação de histórias e a oralidade com os livros e a literatura, dessa forma, estimular o gosto e o hábito pela leitura.

Às 10h, lançamento do livro “Sabores do Mesa – Solidariedade que nutre”. É o resultado da ação em comemoração dos 20 anos do projeto, realizado em 2023.

No período da tarde, três atividades. Para celebrar os 80 anos que Paulo Leminski – um dos mais importantes escritores e poetas brasileiros – completaria em agosto deste ano, um encontro entre os poetas e pesquisadores Ademir Assunção, Jr. Bellé e Rodrigo Garcia Lopes. Será às 15h.

Às 16h, a escritora Luiza Romão, ganhadora do Prêmio Jabuti, apresenta ao público sua performance “Também guardamos pedras aqui”. Nela, a poeta se volta à guerra de Troia para discutir a maneira como a literatura ocidental foi erguida sobre a violência, em especial contra a mulher. Uma releitura da Ilíada do ponto de vista feminista, que questiona nossas certezas sobre o ético e o estético.

Show “Quem faz amor faz barulho”, com Bruna Lucchesi, em homenagem a Paulo Leminski (Crédito: Divulgação)

Às 16h30, lançamento do livro “Retorno ao ventre – mỹnh fi nugror to vẽsikã kãtĩ”, de Jr. Bellé, com sessão de autógrafos. Vencedora do Prêmio Cidade de Belo Horizonte na categoria Poesia, a obra reconstrói as lacunas da memória com a ficção e homenageia os primeiros habitantes do país, que viviam aqui muito antes de ele ser denominado “Brasil”. A obra também reivindica um novo olhar para o Sul, onde há séculos a população indígena luta contra a invisibilização.

E, fechando com chave de ouro, a programação maringaense reserva o show “Quem faz amor faz barulho”, com Bruna Lucchesi, em homenagem a Paulo Leminski. Às 19h, no teatro do Sesc.

Curitibana radicada em São Paulo, Bruna Lucchesi reúne a obra musical deixada pelo seu conterrâneo Paulo Leminski que, além de poeta, tradutor e ensaísta, dedicava-se também à composição de canções.

O repertório traz velhas e inéditas composições de Leminski, nosso poeta multiartista homenageado em nossa programação.

Sair da versão mobile