Seminário celebra os 33 anos do ECA com debates e oficinas temáticas

Estão abertas as inscrições para o X Seminário Estadual ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente que, este ano, será realizado em Londrina com o tema “Esperançar é preciso”. O evento do dia 1° de setembro conta com apoio da Prefeitura de Londrina e pretende reunir, nos debates e atividades formativas, os principais órgãos e entidades voltados à proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Para participar, basta preencher o formulário disponível neste link, até o dia 31 de agosto.

Conforme o integrante da organização do Seminário, Carlos Alberto Silva Xavier, esta será a primeira edição do evento a ocorrer em Londrina. Sobre o tema, Xavier explicou que foi definido por conta das demandas das crianças e adolescentes nas áreas da educação, saúde e segurança; bem como as consequências da pandemia e ameaças ao Estatuto da Criança e do Adolescente. “O ECA ainda precisa chegar a milhões de crianças e adolescentes desassistidas pelo Estado. Estamos em constante luta pela defesa desses direitos e também nos cabe contribuir para que seus sujeitos tenham acesso a eles”, apontou.

Com sede no Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240), a primeira etapa da programação inicia às 8h da próxima sexta-feira (1°), com apresentações artísticas e um café comunitário. Após a cerimônia de abertura, da qual devem participar autoridades locais e estaduais, haverá palestras com Felipe Caetano da Cunha e Ana Clara Cabral, seguidas de um debate.

E no período da tarde, a grade do Seminário vai oferecer 18 oficinas, para abordar diferentes temas relacionados à infância e adolescência. Esses encontros vão ocorrer no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Os tópicos envolvem desde discussões sobre o sistema socioeducativo, Educação Infantil, violências e mortalidade infantojuvenil, até questões de gênero, relações étnico-raciais, entre outros. “As oficinas serão uma espécie de laboratório, nas quais, educadores e educandos, isto é, crianças e adolescentes, discutirão problemas e demandas pertinentes aos objetivos propostos”, complementou Xavier.

O X Seminário Estadual ECA é realizado de forma conjunta pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Sociedade (PROEX-UEL); Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) de Londrina; Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL); Escola Social Irmão Acácio; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria (NEPIA- UEPG); Colégio Marista de Londrina; Centro de Direitos Humanos de Londrina; Papo Reto Londrama; Defensoria Pública do Paraná; APP-Sindicato Londrina; Passos da Criança; Universidade Estadual de Maringá; Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro); e deputado federal Tadeu Veneri.

Da Prefeitura de Londrina, participam da organização as secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e Educação (SME).

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá

Sair da versão mobile