Tecnologia é uma das novidades dos Jogos da Juventude do Paraná na regional de Marialva

Competição inicia nesta sexta-feira, 10, e conta com a participação de 800 jovens atletas de 32 cidades da região

CRÉDITO- RODRIGO ARAÚJO

CRÉDITO- RODRIGO ARAÚJO

O 34º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) iniciou hoje sexta-feira, 10, tendo a cidade de Marialva como sede da “região 5” na etapa regional. Os jogos contam com a participação de 32 cidades e mais de 800 atletas de 13 a 18 anos, em quatro modalidades, que buscam as vagas para a etapa macrorregional que está prevista para agosto em Mandaguari.

Além dos jovens atletas, em torno de 200 pessoas, entre staff, comissões técnicas e dirigentes, trabalham na regional de Marialva e terão a tecnologia como novidade para facilitar e evoluir o trabalho realizado. Em parceria com a empresa Ingá Digital, os profissionais irão utilizar, em paralelo com o sistema atual do governo, um novo software de gestão dos jogos, o SportAPP, que tem como principal novidade o lançamento dos resultados e chaveamentos dos jogos em tempo real, para que os atletas, as comissões e o próprio público possam acompanhar de forma instantânea por meio de um aplicativo gratuito.

Nessa fase de teste, o foco da implantação será no operacional do staff de trabalho, portanto o aplicativo ainda não estará disponível para o público externo. Segundo Reginaldo dos Santos, sócio proprietário da empresa desenvolvedora do sistema, a etapa realizada em Marialva será o primeiro teste em parceria com o governo do estado. O objetivo é que, não só nas próximas etapas dos Jogos da Juventude, mas em todos os jogos oficiais do estado, o sistema possa ser aplicado.

“O sistema é um facilitador do trabalho para o staff e uma ferramenta importante para todos os públicos que se envolvem com o evento. A principal novidade é que todos os jogos são alimentados em tempo real pelo staff de trabalho, automatizando as classificações e os chaveamentos. Com isso, por meio de um aplicativo sem custo, todas as pessoas podem acompanhar a competição. Marialva está sendo o primeiro teste em parceria com o governo do estado e queremos implantar já nas próximas etapas e em outros jogos, para todas as outras cidades do Paraná”, explicou Santos.

CRÉDITO- RODRIGO ARAÚJO

De acordo com a coordenadora administrativa, Michelly Sitta, o sistema é uma grande evolução que vai facilitar e dar mais visibilidade aos jogos. “O investimento no esporte é importante em todos os setores e sem dúvida o novo sistema que está sendo implantado vai evoluir em vários sentidos o trabalho nos jogos estaduais. Acredito que além de facilitar o trabalho do staff, acelerar os processos, diminuir etapas, vamos aumentar a visibilidade também ao público externo e isso é muito importante para valorizar nossos jovens atletas”, projetou a coordenadora.

Parte da equipe de trabalho esteve presente na noite de quinta-feira, 9, no Ginásio de Esportes José Gomes – Zicão, para uma reunião geral da primeira etapa da competição. Ao público que quiser acompanhar as partidas, a entrada é gratuita e os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes José Gomes – Zicão, no Ginásio de Esportes Clube dos 30 e no Ginásio de Esportes João de Barro.

A etapa regional foi dividida em duas datas, a primeira inicia nesta sexta-feira, 10, e encerra no domingo, 12, com as disputas das modalidades de futsal, handebol e voleibol, nas categorias masculinas e femininas. A segunda etapa será nos dias 24, 25 e 26, também deste mês, com a sequência das disputas realizadas na primeira etapa e a inclusão do basquete.

Mais informações sobre os jogos, tabelas, confrontos e resultados, pode ser acessado no site: http://www.jogosdajuventude.pr.gov.br/modules/fase_final/fase.php?fase=27&cmbRegional=206&TipoDoc=2.

 

CRÉDITOS DE MATÉRIA- RODRIGO ARAÚJO

Sair da versão mobile