Para dar início à execução das obras de fundação da nova ponte que será construída na Avenida Soiti Taruma, que fica sobre o Ribeirão Esperança, na divisa dos Jardins Sabará e Maracanã, zona oeste de Londrina, a partir desta segunda-feira (1° de julho), a Prefeitura de Londrina informa que o trânsito de veículos estará interditado no trecho que liga a Rua do Hipismo até as Ruas Romano Frasson e Manoel Pedro Macedo.
A interdição será feita a partir da madrugada de amanhã (27), para que, a partir das 7 horas, os técnicos deem início aos trabalhos de topografia e demarcação das pistas. Esse é o primeiro passo para o começo das escavações da rua até o nível da fundação da ponte, que será erguida.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), a via ficará interditada até o final das obras de construção da ponte, o que deve levar aproximadamente oito meses. “Trata-se de uma importante obra para aquela região, porque irá garantir segurança de pedestres e de veículos que passam pelo local. Com a execução, teremos ainda melhoria na geometria da pista, corrigindo o seu eixo, bem como a elevação cota, ou seja, a altura da ponte, suavizando assim a declividade da pista”, disse o secretário da pasta, João Verçosa.
A construtora de Maringá, a Kapa Construções, é a responsável pela execução dos trabalhos, como vencedora do processo licitatório. Ela também é responsável pelo projeto dos desvios viários para os motoristas. Os mesmos já foram realizados com a colocação de placas informativas e da sinalização viária horizontal por dentro dos bairros.
O município investirá R$ 2,985 milhões na obra, que inclui a retirada da sinuosidade da pista e alterações na declividade, aumentando a segurança dos motoristas e motociclistas que trafegam por ela. Também serão construídas calçadas com piso tátil para os pedestres.
Detalhe importante é que hoje não existe tecnicamente uma ponte, mas um sistema de tubulação para escoamento da água do Ribeirão. Por isso, em dias com fortes chuvas, o grande volume de água e de lixo carregado por ela, faz com que a tubulação fique entupida, ocasionando enchentes. Para solucionar este problema, os engenheiros e técnicos da Prefeitura decidiram pela construção de ponte. Isso permitirá que um grande volume de água escoe sem que haja perigo de enchentes e alagamentos no local.
Outras informações podem ser obtidas com o secretário de Obras e Pavimentação, João Verçosa, pelo 3372-4194.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá