Notícias em Destaque
Treinamento capacita servidores para o manejo correto de cipós invasores
Diante de diversos cipós estranguladores da espécie Merremia Tuberosa, os servidores dos parques do Ingá e das Palmeiras e da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) conferiram de perto o manejo correto para controle da espécie invasora. O treinamento foi na manhã desta terça, 27, no Parque do Ingá, com técnicos e estudiosos da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Ao todo, existem 32 espécies diferentes de cipós. Muitos são parecidos com o cipó nocivo, mas não são, por isso o treinamento é importante. Não podemos errar, isso faria com que se perdesse o equilíbrio ambiental, enfatizou a professora de Biologia da UEM, Maria Auxiliadora.
O secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), Ederlei Alckamim, destacou a parceria da secretaria com o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura da UEM (Nupélia). É importante essa junção para melhores resultados nos parques, disse.
O controle terá início na próxima semana e será feito de forma gradativa para não causar danos negativos no local. A continuidade no serviço será mantida para evitar o acúmulo da espécie. Os técnicos da UEM acompanharão o manejo auxiliando os operacionais.É bom porque vamos ter mais conhecimento, sem perigo de cortar árvores nativas, reconheceu Gleybe Limão, um dos servidores que participou do treinamento.
Orientação
Equipes da Sema farão educação ambiental nas escolas próximas aos parques para conscientizar os alunos e pais sobre a importância do corte de cipós. Conhecidos como cipó-mata-pau, eles asfixiam as árvores, podendo até matá-las.
Saiba mais
Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema)
(44) 3293- 8750
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá