Até segunda-feira (17), cerca de 45 mil pessoas devem passar pelo local
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), administradora do Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), estima que aproximadamente 45 mil pessoas passem pelo local entre hoje (13) e a próxima segunda-feira (17), após o feriado de Páscoa (16). O movimento esperado nas operações de embarque, desembarque, trânsito e turismo é 40% superior ao que seria registrado durante o mesmo período em dias comuns.
A expectativa é que os picos de movimentação nos embarques ocorram na noite de hoje e de domingo. Já para quem desembarca na cidade os horários de maior fluxo devem ser marcados na manhã desta sexta-feira (14) e de segunda, a partir das 5h.
Para atender a demanda, as operadoras de transporte colocaram cerca de 200 ônibus extras à disposição dos usuários. Os veículos têm Curitiba, São Paulo, Florianópolis e o litoral catarinense como pontos de chegada ou partida mais comuns. Cidades como Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Marília, Assis, Ribeirão Preto, Campinas, Santos, Bauru, Franca e São José do Rio Preto também são destinos para boa parte dos passageiros.
Sandro Neves, superintendente do TRL, contou que, durante esses dias de movimentação intensa na rodoviária, o reforço na segurança ficará a cargo da Guarda Municipal (GM) e Policia Militar (PM). Ele explicou que, para orientar e fiscalizar o trânsito nos arredores do local, agentes municipais da CMTU atuarão na área.
Para evitar transtornos e aborrecimentos, Neves orientou que os passageiros cheguem com antecedência ao terminal, evitando, assim, congestionamentos devido ao grande fluxo de veículos nas vias próximas. “A indicação é que os usuários tentem chegar ao TRL pelo menos uma hora antes dos embarques ou desembarques, já que, por causa da correria e do grande número de pessoas circulando pelo espaço, alguns podem ter imprevistos.”
O superintendente ressaltou que, na hora do embarque, é importante ter em mãos os documentos pessoais, de preferência com foto. A recomendação vale também para crianças acompanhadas dos pais. Para os menores de 12 anos que forem viajar sozinhos, é necessária uma autorização emitida junto ao Fórum, na Vara da Infância e Juventude.
Identificar as bagagens, mantê-las por perto ou deixá-las no setor de guarda-volumes quando necessário pode ajudar a evitar furtos ou extravios. Para informações sobre itinerários e números de telefone das empresas de transporte, o passageiro pode acessar o site do TRL (www.trl.com.br) ou ligar para o número (43) 3372-1800.
Fotos: Vivian Honorato
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá