Pelo segundo ano consecutivo, a empresária amazonense Gilmara Nogueira escolheu Salvador para curtir o carnaval com as amigas. Mas, diferentemente do ano passado, quando os altos preços das passagens e hospedagens encareceram a viagem, desta vez o grupo se planejou com antecedência.
“No ano passado, compramos tudo muito em cima da hora e os preços estavam bem altos, tanto das passagens quanto das hospedagens. Como Manaus tem uma malha aérea limitada, os valores ficaram ainda mais elevados, saindo até mais caro do que uma viagem internacional. Esse ano fomos mais espertos e nos programamos com seis meses de antecedência. Assim, conseguimos preços bem mais acessíveis”, conta Gilmara.
Para 2025, a expectativa é que mais de 3 milhões de turistas tenham escolhido Salvador como destino no carnaval. Destes, cerca de 150 mil devem chegar de avião, mesmo com os altos preços das passagens e a limitação da oferta de voos. Segundo Júlio Ribas, CEO do Aeroporto de Salvador, a cidade vem registrando um crescimento no fluxo de visitantes.
“Temos um aumento de 16% no número de passageiros internacionais e quase 4% no fluxo doméstico. Esse crescimento poderia ser ainda maior, mas há uma limitação global na disponibilidade de aeronaves para as companhias aéreas”, explica Ribas.
Para ampliar a conectividade aérea, o governo da Bahia mantém incentivos para as companhias, oferecendo subsídios nas taxas aeroportuárias e redução do ICMS sobre o querosene de aviação.
Carnaval Movimenta Bilhões na Economia da Bahia
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destaca que o carnaval tem um impacto significativo na economia do estado. Durante o período festivo, Salvador recebe 16% dos turistas brasileiros, gerando uma movimentação financeira expressiva.
“A economia de Salvador cresce em R$ 7 bilhões, enquanto a da Bahia, no geral, aumenta R$ 23 bilhões. Esse movimento se reflete na geração de emprego e renda para os baianos”, afirma Bacelar.
Além da festa, um fenômeno tem ganhado força: os turistas estão estendendo suas estadias para aproveitar a cidade após o carnaval. Esse comportamento impulsiona o turismo em 40% em relação às outras semanas do verão.
Foi o que decidiram fazer Gilmara Nogueira e suas amigas foliãs.
“Esse ano vamos aproveitar um pouco mais. Vamos ficar mais alguns dias em Salvador, conhecer as praias, os museus e curtir de outra forma. Queremos mergulhar ainda mais na cultura da Bahia”, diz a empresária.
Com Agência Brasil