Sem novidade no GP do Brasil de Fórmula 1: Verstappen ganha novamente e estabelece novos recordes

Verstappen

Max Verstappen comemora vitória no GP de São Paulo de F1 no pódio com Fernando Alonso — Foto: Reuters

Confirmado como tricampeão desde a corrida no Catar, o piloto Max Verstappen continjua correndo como se dependesse de cada corrida. O holandês venceu o GP de São Paulo na tarde deste domingo, 5, e já estabeleceu novas marcas incríveis ao se tornar o primeiro piloto a ultrapassar os 500 pontos em uma temporada – ele bateu 524! – e garantir o maior domínio da história da modalidade: ao fim das 22 etapas, ele terá ao menos 77,2% de vitórias, superando os 75% de Alberto Ascari em 1952. E mais: chegou a 52 vitórias na carreira, se tornando o quarto maior vencedor da história, ultrapassando Alain Prost e ficando a apenas uma vitória da terceira posição, de Vettel. Isso tudo no dia seguinte à vitória na sprint, sua sétima, também um recorde.

Além dos novos recordes do piloto da Red Bull (RBR), houve acidente antes da largada, acidente na largada, pneu rodando na pista, ultrapassagem na chegada e mais um capítulo da briga entre Sergio Perez e Lewis Hamilton pelo vice-campeonato para eletrizar a corrida e o público que lotou as arquibancadas de Interlagos. Perez levou a melhor, terminou em quarto e abriu 32 pontos em relação ao heptacampeão, que acabou em oitavo.

As emoções começaram antes mesmo do início da corrida, quando Charles Leclerc bateu ainda durante a volta de apresentação e disse adeus à prova. Depois, na largada, um acidente envolvendo Kevin Magnussen e Alexander Albon soltou detritos e um pneu pela pista, atingindo Ricciardo e Piastri e interrompendo o GP por alguns minutos.

A temporada de F1 segue para sua penúltima prova de 2023 em Las Vegas, no dia 19 de novembro. “Uma pista muito diferente, muito mais frio, vamos ver o que a RBR faz em uma pista de rua. Vai ser muito bom, teremos muitas surpresas”, disse Verstappen.

 

Resultado final

Max Verstappen (RBR), em 1h26min07s136
Lando Norris (McLaren), a 8s277
Fernando Alonso (Aston Martin), a 34s155
Sergio Pérez (RBR), a 34s208
Lance Stroll (Aston Martin), a 40s845
Carlos Sainz Jr. (Ferrari), a 50s188
Pierre Gasly (Alpine), a 56s093
Lewis Hamilton (Mercedes), a 62s859
Yuki Tsunoda (AlphaTauri), a 69s880
Esteban Ocon (Alpine), a 1 volta
Logan Sargeant (Williams), a 1 volta
Nico Hülkenberg (Haas), a 1 volta
Daniel Ricciardo (AlphaTauri), a 1 volta
Oscar Piastri (McLaren), a 2 voltas

*George Russell (Mercedes), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Kevin Magnussen (Haas) e Alexander Albon (Williams) não completaram. Charles Leclerc (Ferrari) bateu na volta de apresentação e não largou.

Sair da versão mobile