Uma equipe paranaense composta por 32 bombeiros, nove viaturas (duas delas da região de Maringá), e quatro embarcações do Corpo de Bombeiros Militar foram enviadas para ajudar no resgate de pessoas em meio a calamidade que vive o Rio Grande do Sul, causada pelas chuvas.
As chuvas devem permanecer nos próximos dias por lá e por isso o Estado está mobilizado em apoiar na tarefa. É o que explica o comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), major Ícaro Gabriel Greinert, responsável pela força-tarefa. “As aeronaves não estão conseguindo acessar todos os locais. Assim, o trabalho é de busca pelo pessoal que esteja em cima das casas, de presos pela enchente”.
Ainda segundo Greinert, a equipe também está pronta para atuar em pontos de deslizamentos, caso necessário.
As informações mais atualizadas estimam que mais de 100 municípios do Rio Grande do Sul estão sofrendo com os alagamentos e até o início da noite de ontem, 1/5, dez pessoas morreram e vinte e uma estão desaparecidas em todo o estado gaúcho.
Um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também foi deslocado nesta manhã de quinta-feira.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná tem 120 bombeiros e bombeiras militares que podem ser mobilizados em caso de grandes desastres, dentro e fora das divisas do Estado.