Mulheres que fazem parte do Corpo de Bombeiros de todos os Estados brasileiros estão participando, em Curitiba, do 10º Encontro Nacional de Bombeiras Militares, iniciado nesta terça-feira, 28, para discutir políticas públicas, equidade de gênero e valorização profissional dentro das corporações.
O evento, que acontece no Paraná pela primeira vez, continua até esta quinta-feira e marca os 20 anos de ingresso de mulheres no Corpo de Bombeiros do Paraná.
A solenidade de abertura foi no Auditório Poty Lazarotto, no Museu Oscar Niemeyer (MON), e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. Com cerca de 350 participantes, o evento é organizado sob coordenação do Comitê Nacional de Bombeiras e do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares.
O comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, destacou a importância de mulheres integrarem a corporação nesses últimos 20 anos. “Temos muito o que melhorar em nossos quartéis e nas políticas voltadas às mulheres nas corporações militares, mas as barreiras só avançam com o tempo e com persistência. A luta tem que ser constante, e as lideranças precisam manter viva a lembrança dessa trajetória para que possamos evoluir continuamente”, afirmou.
A major Franciane Alves de Siqueira, gerente do projeto do 10º Encontro, ressaltou que o evento representa um marco histórico para o Paraná e uma oportunidade de fortalecer políticas de equidade em todo o país. “O 10º Encontro Nacional de Bombeiras é uma celebração de dez anos dessa caminhada coletiva, que busca transformar realidades dentro das corporações”.
Veja também
