Dia Mundial do Atum: celebrado em 2 de maio

Dia Mundial do Atum: celebrado em 2 de maio

O Dia Mundial do Atum é uma celebração anualmente em 2 de maio. O dia destaca a importância de gerenciar os estoques de peixes para manter a sustentabilidade. Com uma gestão adequada, espera-se garantir que o mundo tenha sistemas para evitar que os estoques de atum caiam.

Mais de 96 países estão envolvidos na conservação e gestão do atum que tem um valor anual de quase 10 bilhões de dólares. Aproximadamente 7 milhões de toneladas de atum e espécies afins são desembarcados anualmente.

Em algumas partes do mundo, a pesca excessiva de algumas espécies de atum, como o atum rabilho do sul, levou a espécie à quase extinção.

O tipo mais popular de atum enlatado é o pedaço, carne leve em água. A carne leve (em água e óleo) é responsável por 75% a 80% do consumo doméstico anual de atum enlatado. Enquanto isso, o albacora, ou carne branca, responde pelo resto.

Surpreendentemente, existem mais de duas dúzias de variedades de atum, e elas variam muito em tamanho. O atum albacora pode ter 3,5 pés de comprimento. Atum albacora, 4,5 pés de comprimento. O atum rabilho do Atlântico, pode ter até cerca de 15 pés. O espécime registrado de atum tinha 21 pés de comprimento, pesando 1600 libras. Apesar de seu grande tamanho, os atuns são nadadores rápidos. Eles podem atingir uma velocidade entre 44 e 62 milhas por hora.

O atum é único entre os peixes em sua capacidade de manter a temperatura de seus corpos acima da temperatura da água ao redor, geralmente entre 5 e 12 ° C (9 e 21,7 ° F) acima da temperatura da água ambiente.

Como muitos peixes, o atum é a cor do seu corpo que proporciona uma excelente camuflagem na água. A dorsal azul escura (costas) do corpo de um atum se mistura com o fundo do oceano quando observada do ar, enquanto a barriga de um atum é branco-prateada e combina com a superfície do oceano quando vista de baixo.

Curiosidades sobre o atum:

COMO OBSERVAR

Siga nas redes sociais com #worldtunday
Prepare uma refeição com atum.

Existem inúmeras maneiras de incorporar o atum em uma dieta saudável para o coração. Você pode combinar atum com tomate, salada verde, feijão verde cozido e batatas fatiadas cozidas para uma salada clássica Niçoise. Você pode mexer uma lata em uma panela de sopa de milho para um delicioso bisque de atum. Você pode até fazer uma deliciosa salada de macarrão frio com tomate, aipo, feijão enlatado e azeitonas pretas

Uma das maneiras mais populares de preparar atum enlatado é fazer uma salada de atum.

Embora deliciosos, os ingredientes contidos na maioria das receitas prejudicam muitos dos benefícios nutricionais do peixe. Para diminuir o teor de gordura em sua salada de atum, substitua a maionese por uma maionese com baixo teor de gordura ou misture 30% de maionese com 70% de iogurte natural para obter um sabor fresco e levemente azedo.

Se você adicionar atum à sua dieta, poderá obter 5 gramas de proteína por onça.

Descobriu-se que o atum é rico em dois tipos de ácidos graxos ômega-3:
Omega-3 EPA (um ácido graxo que inibe a inflamação celular)
Omega-3 DHA (um ácido graxo que promove a saúde dos olhos e do cérebro)
Os ácidos graxos ômega-3 encontrados no atum são conhecidos por promover a boa saúde do coração. Essas gorduras essenciais podem ajudar a diminuir os triglicerídeos no sangue, diminuir o risco de arritmia (batimentos cardíacos irregulares) e retardar o acúmulo de placas nas artérias.

HISTÓRIA

Grupos da indústria observaram o dia 2 de maio de 2011 como o Dia Mundial do Atum, um dia especial para todos os que estão envolvidos na pesca do atum, conservação do atum e gestão para celebrar as maravilhas do atum.

Em 2017, as Nações Unidas estabeleceram oficialmente o dia 2 de maio como o Dia Mundial do Atum para se concentrar na conservação da população mundial de atum.