Com mais de 70 anos de carreira musical, o acordeonista Tercílio Men, verdadeira lenda viva de Maringá, se apresentou na noite desta terça-feira, 15 de outubro, no palco da Festa dos Estados e das Nações.
Mesmo com quase 90 anos, Men mostra disposição e tocou durante todo o tempo da apresentação com sua banda na Praça do Antigo Aeroporto. Mais de duas horas de música.
Ele estava acompanhado do guitarrista e cantor Marcianito, do baixista Cidinho e do baterista e vocalista Zizo. Além da participação especial de Beltrano, que tocou acordeon junto do mito.
Em 2024, Men se tornou Cidadão Benemérito de Maringá, em homenagem da Câmara.
A Festa das Nações, promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), ocorre de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30, e aos sábados e domingos, das 10h até a meia-noite.
Na noite desta quarta, 16, Tercílio Men e Banda repetem a apresentação nessa festividade, variando o repertório de acordo com o público: vanerão, xote, valsa etc. Horário: 20h.
Biografia
Nascido em 1934, em Itápolis (SP), Tercílio Men é autodidata no acordeão. Ganhou seu primeiro instrumento com 13 anos e dentre os intérpretes que lhe serviram de inspiração estão as duplas Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico, e Chitãozinho e Xororó.
Em 1953, Men já residia na recém-emancipada Maringá, época de inauguração da nova sede da Rádio Cultura, na esquina da Avenida Herval com a XV de Novembro. Além do estúdio, a rádio contava com grande auditório para programação ao vivo, incluindo “Coronel do Rancho”, “Clube do Caçula” e “Aí Vem o Espetáculo!”. Uma das contratações foi o “Regional de Tercílio Men”.
A popularidade e simpatia do homenageado ao longo dos anos contribuíram para eleição em 1972 de vereador com 742 votos. Tercílio também integrou a diretoria do Sindicato dos Bancários de Maringá, Associação dos Pioneiros de Maringá e fundou a Associação dos Músicos. Conforme Men: “Já fiz de tudo um pouco. Fui carpinteiro, pedreiro, bancário, fotógrafo e vereador, mas nunca deixei a minha sanfona de lado”.
A seguir, mais fotos do show de Tercílio Men e Banda (Crédito: Cristiano Martinez):