Dando prosseguimento à meta de vacinar toda a população adulta de Maringá contra a covid-19 até setembro, a Secretaria Municipal de Saúde vacina nesta terça-feira, 15, os coletores de lixo, coletores de recicláveis, servidores da varrição e da arborização, enfim, todos os trabalhadores da limpeza urbana em Maringá.
Postos de vacinação vão funcionar a partir das 9 horas na Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Seilurb) e na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
De acordo com o prefeito Ulisses Maia, a imunização em combate ao coronavírus dos servidores da limpeza urbana é uma conquista para o município. “Fizemos um grande esforço para que isso fosse possível, mostrando nosso respeito a esses profissionais”, diz.
Para o secretário de limpeza urbana, Paulo Gustavo Ribas, é um dia de muita alegria e também muito esperado. “Maringá é a primeira cidade a vacinar essa classe de trabalhadores. É mais uma vitória, estamos saindo na frente.”
Jonas Teixeira Garcia é funcionário público há 30 anos e está na coleta de lixo há 15. Ele foi vacinado hoje e está grato por esse momento. “Nós estávamos em risco, também precisávamos, pois sempre muitos garis iam pegar lixo no centro e a gente lia na sacola que a família estava contaminada com coronavírus. Foi uma vitória nossa. Fico feliz por todos nós garis”, revela.
Desde janeiro o pessoal da limpeza vinha cobrando a inclusão de suas categorias no rol de prioritários no plano de vacinação do município de Maringá. Eles argumentavam que para executar sua função precisam estar em contato com a população, o que além de expô-los ao risco de contágio pelo coronavírus, os torna potenciais propagadores involuntários do vírus.