IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Brasil alcança marco de 1.000 cidades com leis de antenas atualizadas, impulsionando a expansão do 5G — Agência Gov

Por Erick Matias
17 de dezembro de 2025

Foi realizada nesta terça-feira (13/5), na sede da Anatel em Brasília, solenidade comemorativa de um marco importante para o setor de telecomunicações do País: a conquista de 1.000 cidades brasileiras com leis de antenas atualizadas. Esses municípios concentram 57% da população e possuem legislações aderentes à Lei Geral das Antenas (Lei nº 13.116/2015), que regulamenta a instalação de infraestruturas de telecomunicações, com regras para simplificar e padronizar o processo de autorização.

O efeito positivo da modernização das leis de antenas pode ser comprovado pela maior concentração de equipamentos de 5G em cidades que contam com legislação atualizada. Segundo dados do movimento ANTENE-SE, hoje há 450 cidades com leis aprovadas e com o 5G em funcionamento. Nesses locais estão cerca de 85% de todas as estações de 5G do país (41 mil estações). Por outro lado, 849 municípios — quase o dobro do número de cidades com leis atualizadas — operam sem uma legislação adequada. Nesses locais, há apenas 6,3 mil estações de 5G, o que equivale a 15% do total nacional.

Segundo o ANTENE-SE, enquanto os municípios com leis atualizadas têm, em média, 77 estações rádio base (ERBs) de 5G, aqueles sem legislação apresentam uma média de apenas 7,5 antenas — cerca de dez vezes menos. Além disso, a população média atendida por estação também revela uma diferença significativa: em cidades com leis atualizadas, há uma média de 3.189 habitantes por ERB, enquanto nos municípios sem a devida legislação esse número sobe para 7.031 habitantes. Luciano Stutz, porta-voz do Movimento ANTENE-SE e presidente da Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações), comentou que há municípios em que cada antena chega a ser utilizada por dez mil habitantes.

A ausência de uma lei local específica traz uma série de complicações para os municípios, que enfrentam dificuldades na instalação de novas antenas, prejudicando a cobertura de sinal e a qualidade do serviço. Merece atenção o fato de que existem muitas cidades em que o 5G já está instalado, mas sem uma legislação atualizada, o que impõe dificuldade adicionais para a implementação desta tecnologia, que exige cinco vezes mais antenas que o 4G.

O estado de São Paulo lidera em número de cidades com leis aprovadas (622 municípios) e na quantidade de ERBs instaladas, com mais de 10.200 estruturas — o equivalente a 25% do total do Brasil. Já o Acre, Unidade Federativa com o menor número de antenas de 5G do país (apenas 169), possui cinco cidades com a tecnologia instalada, sendo que duas delas têm leis atualizadas.

Chama atenção a comparação entre cidades com mais de 100 mil habitantes que já contam com 5G: aquelas que possuem legislação alinhada à norma federal apresentam uma taxa de habitantes por antena quase duas vezes menor do que as que ainda não atualizaram suas leis.

“A legislação atualizada é essencial para a implementação de equipamentos adequados à operação mais eficiente das novas tecnologias, como o 5G”, afirmou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Segundo o vice-presidente da Agência, conselheiro Vicente Aquino, o trabalho de conscientização nos municípios para a modernização das leis foi intenso, inclusive com o envio de ofícios a todos os entes municipais alertando para a necessidade de uma legislação local que permita a expansão dos serviços com qualidade.

As autoridades locais inclusive têm à sua disposição uma sugestão de projeto de lei local elaborada pela Agência para orientação.

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, lembrou a importância da aproximação com municípios promovida pela Assessoria de Relações Institucionais da Anatel e pelas unidades descentralizadas da Agência no sentido de orientar as autoridades municipais sobre os benefícios de uma legislação moderna.

O ex-senador Walter Pinheiro lembrou que as maiores dificuldades estão nos pequenos municípios, mas disse que é possível superar obstáculos, como se observa na adequação da legislação realizada em 1.000 cidades.

“Os números deixam claro que uma nova regulamentação sobre infraestrutura de telecomunicações abre caminho para que a cidade disponha da infraestrutura necessária e, com isso, conte com uma nova cobertura de 5G e com a ampliação do 4G, para que o cidadão possa usufruir dos benefícios de uma maior conectividade”, afirmou Luciano Stutz. De acordo com ele, os dados endossam os resultados do esforço coletivo pela atualização das leis de antenas — um tema fundamental para a cidadania e o desenvolvimento do país. “A conectividade é sinônimo de oportunidade para os brasileiros e para a prestação de serviços digitais cada vez mais eficazes à população”, complementou.

Durante a cerimônia, foram homenageadas pelo movimento entidades e instituições que apoiam o ANTENE-SE, em reconhecimento ao papel fundamental que desempenham na modernização da legislação e na promoção da conectividade no Brasil.

Foram homenageados com placas comemorativas:

  • Anatel, representada por seu presidente, Carlos Baigorri;
  • Ministério das Comunicações, representado pelo secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius;
  • Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica);
  • Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações);
  • Brasscom (Associação das Empresas de TIC e de Tecnologias Digitais);
  • TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas);
  • ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas);
  • CNI (Confederação Nacional da Indústria).
  • Confederação Nacional dos Municípios (CNM);
  • MID (Movimento Inovação Digital);
  • Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática);

A cerimônia reforçou o compromisso coletivo com a modernização da infraestrutura de telecomunicações, essencial para ampliar o acesso ao 5G, reduzir as desigualdades digitais e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

MOVIMENTO ANTENE-SE

O Movimento ANTENE-SE foi criado em 2021 por entidades de diversos setores para incentivar a atualização das leis de antenas nas cidades brasileiras. A proposta é demonstrar que a melhoria da conectividade, resultante do avanço nas regulamentações de infraestrutura de telecomunicações, não apenas prepara o país para o 5G, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e para a redução da desigualdade social.

O movimento conta com o apoio institucional da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e é fruto da colaboração entre as seguintes entidades:

  • Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica);
  • ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas);
  • Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações);
  • Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC – e de Tecnologias Digitais);
  • CNI (Confederação Nacional da Indústria);
  • Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática);
  • MID (Movimento Inovação Digital)
  • TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas).

Fonte: Agência Gov

Tags: AgênciaalcançaantenasatualizadasBrasilCidadesexpansãoGovimpulsionandoleismarço

IMPRESSO

Outros Posts

IAS Legends faz jogo solidário em Douradina
Esportes

Craques do IAS Legends e Master Douradina fazem jogo para arrecadar alimentos para a Apae

26 de junho de 2026
Conexões de Valor debate hoje, na Acim, as tendências do mercado imobiliário de Maringá
Maringá

Conexões de Valor debate tendências do mercado imobiliário em Maringá

26 de junho de 2026
Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Maringá moderniza atendimento com novos equipamentos
Maringá

Banco de Leite Humano do HU recebe novos equipamentos e dobra a capacidade de atendimento

25 de junho de 2026
Cabide Universitário da UEM espera doações até o dia 30
Maringá

Cabide Universitário da UEM espera doações de agasalhos até o dia 30

25 de junho de 2026
Crédito: Reprodução
Geral

Dramatização educativa encerra o 13º Fórum Municipal e 7º Intermunicipal de Política sobre Drogas em Maringá nesta sexta (26)

25 de junho de 2026
Últimas Notícias

STF Determina Transferência de Daniel Vorcaro para a Papudinha em Brasília

25 de junho de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.