A Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, conhecida carinhosamente como Biblioteca Centro, comemora neste sábado, 23 agosto, seus 62 anos de história. É o início dos festejos.
Para celebrar a data, haverá uma exposição de moda e um desfile especial, apresentando roupas confeccionadas pela talentosa Dona Guiomar.
“Será um dia repleto de inspiração, aprendizado e muita elegância, unindo literatura e criatividade!”, diz a Semuc em suas redes sociais.
História
Segundo informações oficiais, a primeira Biblioteca Municipal de Maringá, criada em 1957, começou a funcionar no antigo prédio da Prefeitura, em uma pequena sala ao lado do Gabinete, porém, com poucos livros. Foi o aumento do acervo e a necessidade de mais informações que determinaram a instalação da Biblioteca em outro prédio, na Av. Duque de Caxias, 227, onde foi inaugurada solenemente no dia 7 de setembro de 1963, na administração do prefeito João Paulino Vieira Filho. O acervo era de 3.750 volumes, 900 boletins e publicações oficiais, 350 revistas e gravuras.
Iniciaram-se aí, então, as primeiras promoções culturais, palestras, festival de trovadores e lançamento de livros, entre outras atividades. Em 30 de novembro de 1975, inaugura-se a Biblioteca Municipal em prédio próprio, recebendo o nome de Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, juntamente com a sala de locação e reserva Joubert de Carvalho, localizada na Av. XV de Novembro, esquina com a Av. Getúlio Vargas, em duas salas.
Em 2012, a Biblioteca Municipal passa a funcionar em outro prédio, situada na Av. Horácio Racanello, 6.090, Novo Centro, em virtude de adaptações necessárias no espaço em que se encontrava.
Serviço
Sábado, 23 de agosto
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 6090 – Zona 7