A Receita Federal realiza nesta segunda-feira (29) o pagamento do lote de restituição da malha fina de dezembro de 2025, beneficiando cerca de 263 mil contribuintes com um total de R$ 605,99 milhões. Desse valor, R$ 309,6 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal no reembolso.
Distribuição das restituições
O pagamento contempla tanto contribuintes que regularizaram pendências recentes quanto restituições residuais de anos anteriores. A divisão do lote é a seguinte:
178.030 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo Pix;
34.796 contribuintes de 60 a 79 anos;
29.688 contribuintes sem prioridade;
11.344 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
5.310 contribuintes acima de 80 anos;
4.087 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Consulta à restituição
Os contribuintes podem verificar se estão incluídos no lote a partir de 22 de dezembro, acessando a página da Receita Federal na internet, clicando em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Também é possível conferir pelo aplicativo da Receita Federal em smartphones e tablets.
Forma de pagamento
O depósito será feito na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso a conta esteja desativada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até 1 ano, podendo ser transferido para qualquer conta em nome do contribuinte. Após esse período, o valor deverá ser solicitado pelo Portal e-CAC, no menu “Declarações e Demonstrativos”, campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O pagamento do lote da malha fina reforça o compromisso da Receita Federal em agilizar a devolução de valores a contribuintes regulares e assegurar transparência e previsibilidade nos processos de restituição do Imposto de Renda.

