Árvores que fazem parte da história e da paisagem de Maringá serão o destaque de um passeio especial neste domingo, 27. Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, a Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), em parceria com o Instituto Ambiental de Maringá (IAM), promove a ‘Rota das Árvores’.
A atividade é gratuita e aberta à comunidade. O passeio terá 40 vagas, e os interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário na internet.
O embarque será às 9h, na Avenida Duque de Caxias, 40, nos fundos do antigo Hotel Bandeirantes. O percurso será realizado em um ônibus e passará por diferentes pontos da cidade onde árvores se destacam pela idade, beleza ou importância para a história local.
Entre os locais visitados estão a Avenida São Paulo, onde fica a figueira gigante; a Avenida Brasil, conhecida pelos ipês plantados em homenagem à Princesa do Japão; e a Avenida XV de Novembro, que reúne palmeiras-imperiais, tipuanas e outras espécies.
Durante o trajeto, os participantes poderão conhecer parte da história e do desenvolvimento de Maringá a partir das árvores que integram a paisagem urbana.
Os organizadores recomendam o uso de roupas confortáveis e que os participantes levem uma garrafa de água.
A proposta da iniciativa é apresentar esses exemplares também sob uma perspectiva turística, aproximando moradores e visitantes de elementos presentes no cotidiano da cidade e que carregam histórias relacionadas à formação de Maringá.
“Quando falamos em turismo, também estamos falando em conhecer melhor o lugar onde vivemos. A ‘Rota das Árvores’ traz esse olhar para exemplares que muitas vezes fazem parte do nosso cotidiano, mas que também carregam histórias e características que ajudam a explicar Maringá”, afirma o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Anníbal Bianchini.








