A Prefeitura de Maringá divulgou nesta terça-feira (25) o novo decreto municipal de nº 122/2022 que estabelece que farmácias, drogarias e laboratórios clínicos deverão emitir comunicado de isolamento domiciliar de 7 dias para pessoas que apresentarem resultado positivo para a Covid-19 ou Influenza e não precise de atendimento médico, apresentando apenas sintomas leves.
O laudo substituirá a necessidade do atestado médico, diminuindo o fluxo de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade, mais uma medida que contribuirá para limitar a transmissão do vírus.
Os responsáveis pela emissão dos laudos são os profissionais clínicos, farmacêuticos ou responsáveis técnicos do estabelecimento, que deverão seguir o padrão estabelecido pela Prefeitura. O modelo padrão do documento está disponível na página 2 do decreto municipal. Clique aqui e leia na íntegra.
Obs: em casos de sintomas graves ou necessidade de atendimento médico, a pessoa positivada deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.