O artista norueguês Edvard Munch, autor da obra ‘O Grito’, escreveu uma mensagem secreta em sua obra prima! Foi o que revelou o procedimento feito no quadro a partir de um scan infravermelho. A frase pequena e quase invisível dizia: “Só pode ter sido pintado por um louco!”. Os críticos de arte há muito questionam se a mensagem foi um ato de vandalismo feito por um espectador indignado ou se fora escrita pelo próprio autor. Muitos exames foram feitos até se chegar à conclusão que a anotação realmente foi feita pelo artista.
Na primeira vez que em que foi apresentada ao público, a obra gerou críticas e levantou dúvidas sobre a saúde mental do artista – o que possivelmente o levou a escrever a frase no quadro. Pioneiro do expressionismo, Munch estava obcecado com o sentimento de angústia alimentado pela morte prematura de seus entes queridos, principalmente a de sua mãe e de sua irmã Johanne Sophie. Em 1908, ele cegou a ser internado temporariamente em um hospital psiquiátrico. Munch uma vez disse: “Desde que me lembro, tenho sofrido de um profundo sentimento de ansiedade que tentei expressar em minha arte”; deixando claro que o sofrimento e ansiedade era aquilo que o movimentava e dava inspiração. “Sem essa ansiedade e doença, eu seria como um navio sem leme”, completou!
Em 2022, O Grito será exibido Museu Nacional da Noruega juntamente com uma série de outras obras de Munch, incluindo Madonna, A Dança da Vida e Autorretrato com Cigarro.