Com o avanço da vacinação e consequente flexibilização das restrições ao convívio social, algumas escolas de Maringá e região já deram início às aulas presenciais ou até mesmo na forma híbrida. Aos poucos, os alunos começam a se reencontrar e estudar juntos; é claro, obedecendo todos os protocolos de distanciamento e respeitando as regras sanitárias. É o que acontece, por exemplo, na ‘Escola Novo Horizonte’, que iniciou a retomada das aulas presenciais realizando atividades artísticas e culturais com cunho didático e com o objetivo de motivar os alunos.
Idealizada pela professora do 5º ano e supervisora da escola, Inez Marques Mendonça da Silva, uma dessas ações teve como foco a confecção de máscaras do teatro grego. Na Grécia Antiga, apenas os homens podiam atuar e usar tais máscaras – que representavam tanto a tragédia quanto a comédia. As atividades foram um grande sucesso, pois os alunos conseguiram reproduzir as máscaras ao mesmo tempo em que aprenderam sobre o contexto histórico e a cultura grega.
Projetos dessa natureza mostram como a arte é fundamental para alegrar nossas vidas e por isso deve ser estimulada desde cedo em nossas crianças. A arte é capaz de transformar vidas e mudar o mundo, é uma forma de sonhar com a realidade: “A arte é uma criação artística capaz de atingir e encantar os sentidos”, já dizia Nelson Barh.