O mapeamento acerca dos desenvolvedores de cultura no estado do Paraná revelou que existe um contingente de mais de 12 mil criadores de cultura em nosso estado: um número extremamente significativo. Em vista disso, o antigo Polo Cinematográfico de Maringá, hoje Polo Cinematográfico do Paraná, projeta criar 10 mil empregos visando atingir esse contingente, buscando assim transformar não só Maringá, mas todo o Paraná, no estado da cultura.
Visando alcançar esse objetivo, o Polo Cinematográfico do Paraná tem procurados estabelecer diversas parcerias. Nesse sentido, tem estreitados contatos com parlamentares federais, no sentido de trazer recursos; com o executivo municipal de Maringá, para a cessão de um terreno; e com a UniFCV, para usar suas estruturas na realização de cursos de formação. O objetivo não é apenas gerar empregos na área da cultura, mas sim ajudar e auxiliar os produtores culturais.
Para termos uma ideia da importância do cinema no estado do Paraná, somos o 4ª maior estado consumidor de cinema do Brasil e o 17ª produtor. Além disso, em termos de geração de renda e de emprego, a indústria audiovisual ultrapassou a indústria farmacêutica e automobilística, gerando mais de 30 bilhões ao ano. O projeto ainda está sendo desenvolvido, mas os primeiros resultados são animadores.