FLIMA neste ano de 2021 vai ser toda virtual, lembrando os cuidados com o próximo, mas nunca esquecendo de levar mais leitura e saber para todos os brasileiros.
A terceira edição da FLIMA – Festa Internacional de Literatura da Mantiqueira acontece em edição 100% virtual e gratuita entre os dias 18 a 21 de março de 2021. Serão doze mesas de debate com escritores, poetas, jornalistas, acadêmicos e músicos. A transmissão será feita pelo YouTube e Facebook. A curadoria da programação é de Roberto Guimarães, jornalista, mestre em Letras com especialização em “publishing” e idealizador da FLIMA.
Paralelamente, a FLIMINHA realizará 10 atividades para crianças, famílias e educadores e terá curadoria de Cristiane Tavares, mestre em Literatura e Crítica Literária, coordenadora do curso de especialização Literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz (SP).
Antes da festa, a partir de 18 de fevereiro, serão realizadas três oficinas igualmente gratuitas. A primeira (com inscrições já encerradas), de criação literária, com Aline Bei, terá oito horas de duração e resultará na edição de um livro com a produção dos participantes. Na sexta-feira, 19 de fevereiro, serão abertas as inscrições para a oficina de capa de livro com Tereza Bettinardi e para a oficina de contação de histórias, com Vanderléia Barboza.
Sobre a FLIMA
A FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira é uma iniciativa cultural independente que, desde 2018, desenvolve atividades de difusão de literatura, formação de leitores e promoção do livro em quatro cidades da Mantiqueira paulista: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. As duas primeiras edições da festa, em 2018 e 2019, foram realizadas com recursos obtidos via financiamento coletivo (sem leis de incentivo ou apoio de editais). Foram cerca de 200 atividades e 20 mil participantes.
Em 2020, o evento aberto ao público, que aconteceria em agosto, em Santo Antônio do Pinhal, foi cancelado em função da pandemia de Covid-19. Em 2021, a festa terá duas edições de quatro dias cada. A primeira 100% online, de 18 a 21 de março e a segunda, com possível formato híbrido, de 19 a 22 de agosto. As duas edições de 2021 foram contempladas em editais do ProAC, sendo que a edição de março será viabilizada com recursos do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc.