Em Maringá, a semana do projeto Convite às Artes tem uma atração especial, dentro da programação do Mês da Música na Cidade Canção: a banda maringaense Little B. and the Mojo Brothers.
O quarteto de rock psicodélico tropical se apresentará na quinta-feira, 10 de agosto, no Teatro Barracão Paulo Mantovani (Praça Professora Nadir Cancian, Zona 7), às 20h.
A Little B. vem tocando seu primeiro álbum de estúdio, “Canela Baby”, que foi lançado recentemente nas plataformas digitais. Inclusive, a banda fez uma participação energética na Virada Cultural 2023 em Maringá, ao final de julho, na praça do antigo aeroporto. Depois, os integrantes viajaram até Londrina, para novo show, e chegaram a São Paulo (SP), com direito a presença musical na avenida Paulista.
No Barracão, o espetáculo colorido, lisérgico e sonoro tem entrada gratuita e classificação indicativa: livre.
A banda é formada por Beatriz Colnago, Marco Teixeira, Natália Gimenes e Renan Sanches.
Dança
Mas antes da Little B., o Convite às Artes tem “Assemblage”, do Ballet Nara Dutra, nesta quarta-feira, 9, às 20h, no Teatro Reviver Magó (Praça Todos os Santos, Zona 2). Classificação indicativa: livre. Entrada franca. “Assemblage em sua definição compreende colagens realizadas com objetos tridimensionais baseada no princípio de todos e quaisquer materiais e divididos. Por isso, essa técnica é amplamente conhecida por romper os limites da pintura. Afirma-se que além da pintura essa obra dialoga com a escultura. Sendo assim, transportamos toda esta definição na construção deste espetáculo de dança contemporânea intitulado ASSEMBLAGE para os corpos, suas transversalidades da dança, e suas inúmeras possibilidades”, diz a sinopse do espetáculo.
Teatro
Na sexta-feira, 11, teatro com “Entrensejos”, do Projeto Akousma, às 20h, no Teatro Barracão Paulo Mantovani (Praça Professora Nadir Cancian, Zona 7). Classificação indicativa: livre. Entrada franca.
Cinema
E, no sábado, 12, às 20h, sessão do filme “Sonata de outono”, no auditório Hélio Moreira, que fica anexo à Prefeitura de Maringá. É uma proposta que integra o Mês da Música. Classificação indicativa: 16 anos. Entrada franca.
Artes Visuais
Além de dança, música, teatro e cinema, o Convite às Artes tem a mostra “Desenheiras: um panorama da ilustração feita por mulheres em Maringá e região” na Sala de Exposições do Teatro Calil Haddad, até 29 de agosto, com entrada grátis. Confira os horários de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.
Graphic MSP
A temporada 2023 da Graphic MSP reserva o lançamento do volume protagonizado por Magali, na visão da quadrinista Carol Rossetti. Será em dezembro, durante a CCXP em São Paulo, maior evento de cultura pop da América do Sul. Vale lembrar que a série especial, nascida em 2012, tem como marca principal reimaginar os personagens de Mauricio de Sousa (o pai da Turma da Mônica) em edições únicas (ou trilogias), feitas por artistas convidados.
Graphic MSP 2
Já para 2024, o selo lançará o livro sobre o personagem Do Contra, na releitura de Yoshi Itice, quadrinista vencedor do Prêmio Angelo Agostini 2012 (em Melhor Publicação Independente) com o livro-jogo “Last RPG Fantasy” e do Troféu Paranaense de Excelência Gráfica 2013 (categoria Infantil/Juvenil) com a HQ “Maki”.
Yoshi
Aliás, Yoshi Itice é curitibano, formado em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e pós-graduado em Histórias em Quadrinhos pela Opet/PR. Trabalha com histórias em quadrinhos desde 2010. Também escreve a série de tirinhas “Batsuman” e da série de quadrinhos “Eventos Semiapocalíptico”. Yoshi está confirmado como uma das atrações da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, de 7 a 10 de setembro.
Seminário
A segunda fase das ações de suporte – dessa vez a estados e municípios habilitados na Lei Paulo Gustavo (LPG) – começa nesta quarta-feira, 9. O Seminário para Gestoras e Gestores Públicos de Cultura, que será nos dias 9, 10 e 11 de agosto, marca o início da nova etapa do Plano Nacional de Apoio à Execução da Lei. Online e aberto ao público em geral, o evento terá transmissão ao vivo. Assista AQUI.
Seminário 2
Na programação, mesas temáticas vão abordar assuntos variados, como adequação orçamentária; aspectos iniciais para elaboração de editais; modelos para o fomento às atividades e apoio aos espaços culturais; prêmios e bolsas; ações afirmativas e acessibilidade; prestação de contas, entre outros.
Plataforma
Para facilitar o acesso a algumas das obras cobradas nas provas dos principais vestibulares do País e também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Leia Paraná – plataforma de leitura lançada em fevereiro deste ano pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) – incluiu neste mês mais dez obras literárias em seu acervo. Os livros, clássicos da literatura nacional, podem ser acessados gratuitamente por alunos e professores da rede estadual de ensino. Com os novos títulos, a ferramenta passa a ofertar um conjunto de 70 obras voltadas para o público infantojuvenil.
Plataforma 2
Disponível tanto para dispositivos móveis pelo aplicativo (no Google Play) quanto para computadores pelo site, o acesso aos livros é disponibilizado para os alunos matriculados desde o 6º ano do ensino fundamental até o fim do ensino médio.