Com a Lei Paulo Gustavo (LPG) a todo vapor, o setor audiovisual pode viver boom no país. É que boa parte dos repasses dessa legislação será destinada à produção em tela nos municípios brasileiros.
Nesta quarta-feira, 21 de junho, o Governo do Paraná lança em Curitiba a PrFilm Commission, programa da Secretaria de Estado da Cultura (Seec) que tem como objetivo atrair e facilitar a produção de filmes, séries, documentários, clipes e outros produtos audiovisuais em solo paranaense.
O lançamento será em cerimônia no hall do Teatro Guaíra (rua XV de Novembro, 971), a partir de 18h, com a posse do Conselho da PRFilm Commission, composto por representantes da classe artística. O evento também marca o encerramento da 12ª edição do Festival Olhar de Cinema, numa parceria simbólica entre a Seec e um dos maiores eventos do segmento no Brasil.
A PRFilm Commission vai atuar como facilitadora em diferentes pontos da cadeia produtiva cinematográfica: do cadastro de fornecedores à tramitação burocrática de permissões para filmar em local público; de suporte para festivais e distribuição de títulos já finalizados até o incentivo ao ensino, pesquisa e extensão acadêmica.
Circula MinC
O Circula MinC foi marcado por muito diálogo em Foz do Iguaçu. O evento, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, teve como objetivo central prestar suporte técnico e capacitação para gestores e gestoras municipais sobre a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). O Paraná foi o estado que mais mobilizou municípios para o Circula MinC: foram cerca de 700 pessoas de todas as regiões do Estado participando presencial e ativamente do encontro.
Circula MinC 2
O primeiro dia teve o lançamento do Observatório da Cultura e palestras sobre os sistemas da LPG, e o segundo ficou marcado pela continuidade da parte técnica e a realização da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Cultura (Consec), ampliada para que todos os presentes pudessem conhecer as conselheiras e os conselheiros recentemente empossados.

Aspas
“Essa foi uma oportunidade inédita para gestores e gestoras municipais de cultura de conhecerem pessoalmente os nossos conselheiros e conselheiras indicados e eleitos”, destacou a secretária de Cultura do Estado, Luciana Casagrande Pereira.
Ziraldo
Clássico do escritor e cartunista Ziraldo, “O Planeta Lilás” volta em edição especial pela editora Melhoramentos. O material conta com caderno especial e rascunhos originais do artista. Lançado em 1979, 10 anos após o sucesso de “Flicts”, o livro teve imenso sucesso, levando leitores e fãs do autor a formar filas nas livrarias para receber o autógrafo.
Ziraldo 2
Confira a sinopse do livro: era um bichinho tão pequenino, que não podia ser visto nem com uma lente de aumento. Ele queria conhecer algo mais além de seu monótono Planeta Lilás. Construiu então uma nave espacial, e saiu numa aventura cheia de surpresas e descobertas. Acabou descobrindo que, na ânsia de desvendar o Universo, saiu sem olhar para trás, sem saber como era o lugar onde vivia. Este é um poema de amor ao livro e mostra que este objeto é maior do que o Universo, pois este cabe inteirinho dentro de suas páginas.