Personagem criado pelo pai do quadrinista brasileiro Mike Deodato Jr. (com passagem na Marvel Comics), O Flama deve voltar numa versão reformulada pelo selo Memy.
O projeto está em campanha de financiamento no site Catarse: www.catarse.me/flama
“Nossa proposta é reinserir o personagem para o público atual, numa linguagem mais contemporânea e com uma qualidade competitiva, para que possa também ser exportado para outros idiomas. Temos a permissão de uso do personagem, cedida pelo filho do autor, o também quadrinista Mike Deodato Jr., que nos passou a missão de honrar a memória de seu pai e do personagem”, diz o material de divulgação.
Assim, a ideia é que “O Flama & a Bússola do Destino” seja um novo ponto introdutório para o personagem. Porém, a ideia é expandir a mitologia, com histórias subsequentes.
Cada álbum será independente um do outro, facilitando a leitura deles isoladamente.
Origem
Criado por Deodato Borges em 1963, o Flama é um vigilante urbano cuja identidade secreta jamais foi revelada. Metido em uma malha colante, usando máscara, capa e revólveres, atua com vigor e inteligência, investigando crimes com apoio frequente da polícia. Sendo um dos heróis brasileiros mais antigos, “As Aventuras do Flama” originalmente era uma novela policial com sequências diárias, que Deodato transmitia pela Rádio Borborema, de Campina Grande, no início dos anos 1960. A revista do Flama foi lançada para presentear o público, tornando-se imediatamente um grande sucesso.
Ficha técnica
Nome: O Flama & a Bússola do Destino
Autores: Deodato Borges (criação), MJ Macedo (argumento & arte),
Débora Caritá (arte), Felipe Félix (cores)
Número de páginas: 220 coloridas
Formato: 17 x 26 cm (formato americano)
Diretor Executivo e editor: MJ Macedo
Revisão: Elis Marangoni
Editoração: Flávio Soares & Design Company
Mostra
Com apresentações musicais, teatro, dança e outras atividades culturais, a Prefeitura de Maringá realiza a Mostra de Talentos da Pessoa com Deficiência 2022, nesta terça-feira, 29 de novembro, a partir das 19h, no Teatro Reviver Magó (na Praça Todos os Santos). O objetivo é promover a integração entre pessoas com deficiência e incentivar novos talentos. A ação é realizada pelo município, por meio da Secretaria de Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Guns
A edição de novembro da revista cultural “Conhece-te” está em circulação com a banda de rock Guns N’ Roses como matéria de capa. O número 261 ainda traz notícia sobre o lançamento do livro “Tolerância” em Curitiba. A obra é da lavra de Marcelo Pereira Rodrigues, filósofo, palestrante e editor-chefe da revista; ele também está à frente de O Agente Literário, que tem autores como o jornalista Saulo Adami, da editora Estrada de Papel. Para mais informações, acesse: www.revistaconhecete.com.br
Audiovisual
A Banijay, a maior produtora e distribuidora de conteúdo audiovisual do mundo, inaugura no Brasil, no primeiro semestre de 2023 os Estúdios Banijay, o maior complexo de produção audiovisual independente da América Latina. O anúncio foi feito hoje por Ben Samek, Presidente e COO da Banijay Américas. O espaço com 70 mil m² passará por uma reforma, tornando-o moderno, inovador e único. O negócio foi idealizado por Samek, Laurens Drillich, Presidente da Endemol Shine Latino e por Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil.
Festival
Em sua sétima edição, o Festival Piauí de Jornalismo, que ocorre em 3 e 4 de dezembro, pela primeira vez na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, reúne repórteres e editores brasileiros e estrangeiros para debater o cenário político atual, fake news, credibilidade e liberdade de imprensa. Os ingressos para o Auditório do Telão, que transmitirá toda a programação do festival, estão à venda pelo site da Sympla. As entradas para dois workshops gratuitos de criação de canais no YouTube também podem ser reservadas pelo site. Já os ingressos para o Auditório principal estão esgotados.

Festival 2
Com curadoria de José Roberto de Toledo, colunista de política e apresentador do podcast Foro de Teresina, e patrocínio do YouTube, o festival traz debates com o tema “Com a Pulga atrás da orelha: Notícias que parecem mentiras e mentiras que parecem notícias”.
Livro
A partir da próxima semana, 394 colégios da rede estadual de ensino vão ganhar quatro exemplares do livro “Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza”, que será lançado nesta terça-feira (29), no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON). A obra retrata os parques e áreas de preservação espalhados pelo Paraná, é recheada de fotografias e amplo trabalho de pesquisa sobre os biomas, a flora e a fauna do Estado. A informação é da Ag. Estadual de Notícias.

Livro 2
A doação dos livros foi feita pelos próprios autores, o fotógrafo Zig Koch e a jornalista e escritora Maria Celeste Correa, junto com o produtor cultural Fábio Ávila. “O trabalho é fruto de muito esforço, um livro completo. O efeito multiplicador desse conteúdo será maior nas escolas”, afirma Koch, que firmou esse convênio com a Secretaria estadual da Educação e do Esporte.
Livro 3
A obra faz uma viagem com a personagem Ybatinga (nome tupi para nuvem), uma gralha azul que sobrevoa o Litoral, a Serra do Mar, e ultrapassa os três planaltos até chegar ao Oeste e Noroeste. As 208 páginas são uma aula de geografia, mostrando as diferentes origens geológicas, características climáticas, história, entorno populacional e diversidade cultural, contextualizando as áreas de conservação do Paraná.