A editora Pipoca & Nanquim prepara o lançamento do novo quadrinho do brasileiro Pedro Mauro (desenhista da Trilogia Gatilho e da Sergio Bonelli Editore). Previsto para novembro, “O Procurador” (“The Solicitor” em inglês; “L’ispettore”, em italiano) tem roteiro de Gianfranco Manfredi (criador de Mágico Vento), um dos principais escritores da Bonelli (casa de Tex, Zagor e Júlia Kendall, entre tantos).
“Este é o meu novo quadrinho ocidental, feito com Pedro Mauro, que sai no próximo mês no Brasil”, diz Manfredi, em sua página pessoal nas redes sociais, em publicação nesta quinta-feira, 20 de outubro. Ou seja, a previsão é de lançamento para novembro de 2022, uma data corroborada por Mauro em outro vídeo, disponível no Instagram da Confraria Bonelli. Mas a Pipoca & Nanquim ainda não confirmou a informação.
O álbum em preto e branco terá cerca de 180 páginas e se desenvolve em três episódios, nos anos 90 do século 19. A publicação será pelo selo Original Pipoca & Nanquim, que se propõe a lançar grandes obras da literatura e dos quadrinhos nacionais.
Confira a sinopse divulgada pela Confraria Bonelli: vindo de Nova York, o cavalheiro inglês James Jennings chega ao Texas a serviço do grande escritório de advocacia para o qual trabalha como procurador, apesar de odiar a vida de escritório. A elegância de sua polidez e vestimentas contrastam com a crueza dos moradores de Big Bend. Mas o que ninguém imagina é que, por trás da educação e dos modos distintos, está um implacável atirador capaz de chegar às últimas consequências para proteger seus clientes.
Sater
Um lançamento aguardado é o novo disco autoral do violeiro Almir Sater, programado para 28 de outubro nas plataformas digitais. Trata-se de “Do amanhã nada sei”, fruto da parceria com Paulo Simões, autor consagrado de clássicos do repertório regional. Segundo Sater, em suas redes sociais, o material terá oito faixas com Simões, uma canção com o grande parceiro Renato Teixeira e outra com Luiz Carlos Sá.
Capa
A revista de quadrinhos autorais e artes afins “Café Espacial” divulgou a capa da nova edição, assinada pela ilustradora Mariana Waechter. Com linha editorial obtida a partir da mistura dos mais diferentes olhares, o volume de 100 páginas (formato 17 x 24 cm) será lançado em novembro; mas já está em pré-venda: https://cafeespacial.com/loja/cafeespacial-20/
História
Desde a sua primeira edição, em 2007, a revista “Café Espacial” conta com um vasto leque de colaboradores e visa promover a inclusão e integração de novos artistas. A proposta é favorecer ensaios experimentais e reflexivos, além de estabelecer o intercâmbio com leitores e produtores culturais de outros países, como já ocorre com Portugal e Argentina.
Fantasia
No país de Cisam, duas cidades enfrentam o iminente desarranjo entre o Caos e a Ordem, as forças mágicas que regem aquele mundo. Para enfrentar esta perigosa ameaça, tudo o que um bando de aventureiros tem é o poder de seus acordes. O livro “Cavaleiros da Tempestade” (Lura Editorial), de Adriano Rossi, apresenta uma empolgante trama sobre um lugar onde a magia é controlada por meio da música. Neste épico de fantasia, o autor revela como um grupo de bardos do Caos irá combater o delírio imperialista do poderoso Molitor e seu exército, que quer impor a Ordem para todos.
Fantasia 2
A narrativa é dividida em duas tramas intercaladas. Em alguns capítulos o leitor acompanha a trajetória do jovem Lars, filho de bandidos do Caos que foi aceito como aprendiz de violino no quartel General da Ordem. Nas outras partes, descobre-se como Gibson, Fen, Roland, Pearl e Roads, os Cavaleiros da Tempestade, vão usar sua astúcia e habilidades musicais para salvar aquele mundo dos planos gananciosos do Molitor.
Artigos
Interessados em se inscrever no edital público promovido pelo Museu Paranaense (MUPA), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) de Recife (PE), agora têm um prazo maior para enviarem seus trabalhos. As inscrições para o edital que selecionará artigos acadêmicos sobre os 200 anos da Independência do Brasil seguem abertas até as 18 horas do dia 11 de novembro de 2022. A informação é da AEN.
Artigos 2
O objetivo do concurso é a produção da publicação “Independências do Brasil: dossiê 200 anos”, que terá como foco as relações entre processos regionais e os movimentos de 1822. Os textos serão analisados a partir de critérios como o enfoque nos processos históricos regionais antes, durante e após a Independência do Brasil, o impacto na sociedade e contribuição às ciências humanas.
Artigos 3
Para participar, basta enviar o arquivo do artigo acadêmico para o e-mail concurso.200anos@fundaj.gov.br, juntamente com o Anexo I – Ficha de inscrição, disponível no site do MUPA. Só será aceita a submissão de um artigo por concorrente, entretanto são aceitas obras escritas por mais de um autor ou autora. O texto inscrito não pode ter sido publicado anteriormente em qualquer canal de veiculação impresso ou digital. Além disso, devem ser assinados por brasileiros natos ou naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil com visto de permanência.