A agenda cultural de Maringá promete muita música, dança e cinema de qualidade para o período de 21 a 24 de junho. E tudo de graça, dentro do projeto unificado “Convite às Artes” da Secretaria de Cultura da Prefeitura.
A primeira atração rola nesta quarta-feira, 21 de junho, no Teatro Reviver Magó (Praça Todos os Santos, Zona 2). Trata-se do espetáculo “O Jazz que me move do corpo à alma”, do AMA Jazz – Grupo de dança da Academia Marcia Angeli. Às 20h. Classificação indicativa: livre.
Segundo a sinopse, neste espetáculo “o soul do Jazz se reverbera no corpo de cada bailarine através de canções clássicas e contemporâneas. Este trabalho recebe a direção artística e coreográfica de Juliano Ferreira e a orientação artística de Marcia Angeli”.
A entrada é franca, mas os ingressos serão distribuídos no teatro com meia hora de antecedência do evento.
Já na quinta, 22, música: “Saxofone, por que choras?”, do Maraka Trio, às 20h. Local: Teatro Barracão Paulo Mantovani (Praça Prof. Nadir Cancian, Zona 7). Classificação indicativa: livre.
E, no sábado, 24, exibição do filme “Luzzu”, que tem direção de Ale Camilleri. A sessão das 20h será no auditório Hélio Moreira (av. XV de Novembro, 701), anexo à Prefeitura. Classificação indicativa: 16 anos.
CirculaMinC
O Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), com apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, promoveram nesta segunda-feira (19), em Foz do Iguaçu, o primeiro dia do CirculaMinC, ciclo de oficinas que têm o objetivo de dar suporte especializado e capacitação a gestores e gestoras culturais para a solicitação de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). No final da tarde, foi lançado o Observatório da Cultura, que vai medir o PIB da Cultura paranaense.
Mobilização
A partir de uma grande mobilização, a SEEC reuniu mais de 700 pessoas para discutir o encaminhamento de mais de R$ 98 milhões ao Estado do Paraná e outros R$ 105 milhões aos municípios paranaenses para editais culturais. Também estavam presentes prefeitos, deputados, representantes dos órgãos de controle e outras autoridades.
Adesão
A secretária da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, disse estar feliz e emocionada com a grande adesão ao evento e ressaltou o esforço da SEEC em sensibilizar os municípios para que façam seus planos de ação e utilizem os recursos da Lei Paulo Gustavo. “Vamos acessar os recursos em todos os municípios. Quanto mais acessarmos os recursos da cultura, mais movimentamos as economias locais e mais levamos arte e cultura para a população”, conclamou.
Observatório da Cultura
Como parte do desenvolvimento das políticas públicas de cultura do Estado, a SEEC apresentou aos participantes do CirculaMinC o Observatório da Cultura. A primeira finalidade do Observatório será levantar o impacto da cultura da economia do Estado, gerando o PIB da Cultura do Paraná. Essa medição será possível com uma parceria firmada com Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), autarquia vinculado à Secretaria do Planejamento (SEPL).
Foto
Em 1958, a convite da revista Esquire, o fotógrafo Art Kane resolveu registrar a efervescência da cena do jazz estadunidense convidando todos os músicos que estivessem em Nova York para uma foto. Cinquenta e sete músicos apareceram, dando origem a uma imagem que se tornou emblemática, um registro histórico da era de ouro do jazz.
Foto 2
No dia 12 de junho 2022, escritoras de todo o país se reuniram nas capitais de seus respectivos estados para uma foto histórica, com o objetivo de fazer um registro parcial da ocupação feminina no campo literário. A iniciativa levou o nome de “Um grande dia”. No Paraná, a foto aconteceu em frente à Biblioteca Pública do Paraná, com coorganização da escritora Giovana Madalosso e da Amora Livros, clube de livros escritos por mulheres.
Foto 3
Em 2023, mais especificamente no último sábado, dia 17 de junho, um novo retrato atualizado da cena literária feminina aconteceu. Durante o evento, que contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre elas aproximadamente 55 escritoras, houve também roda de conversa com escritoras paranaenses; roda infantil com o coletivo Era uma Vez; e autografaço coletivo do livro “UM GRANDE DIA PARA AS ESCRITORAS”. A iniciativa contou com coorganização da escritora Giovana Madalosso e da Amora Livros, clube de livros escritos por mulheres.