A coletânea de contos inéditos do Sesc PR chega a seu oitavo ano seguido. As inscrições para o novo período de seleção estão abertas até o dia 28 de março.
Segundo informações, os dez melhores trabalhos selecionados serão ilustrados e farão parte da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis a ser lançada durante a 42ª edição da Semana Literária Sesc Paraná & Feira do Livro, em Curitiba, em data e local a serem definidos.
O tema dos contos é livre, entretanto o estado do Paraná deve ser cenário da narrativa literária e ser direcionado a crianças de até 11 anos de idade. Cada autor selecionado receberá 20 exemplares da coletânea.
A ideia da seleção é aproximar os paranaenses com os elementos culturais próprios do estado, além de fomentar a produção literária estadual.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Sesc PR. A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer a partir do dia 3 de maio.
O edital completo está disponível em https://www.sescpr.com.br/edital/contosinfantis2023/. Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (41) 3304-1370 ou pelo e-mail: eventos.culturais@sescpr.com.br.
Com informações de assessoria
Maringá
Ao longo desses oito anos de coletâneas, alguns autores de Maringá já passaram pelas páginas do Sesc PR. Um deles é Danilo Furlan, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), bonequeiro, contador de histórias e escritor; ele escreveu o conto “O colar de ouro verde”. Outra presença maringaense é Alexandre Vinicius Xavier Penha, professor, ator e palhaço profissional, com formação em História e Artes Cênicas na UEM; ele publicou “O Chico, o circo, o trem e o trombone”. E tem também Tauan Gonzalez Sposito, bacharel em Violino e Composição Musical, tendo passado pelos bancos da UEM; entrou na coletânea com “Maninha e o Pé de Araucária”.
Anteriores
Conheça as edições anteriores da coletânea:
– Coletânea de Contos Infantis 2016: https://issuu.com/sescpr/docs/colet_nea_de_contos_infantis_sesc_2016
– Coletânea de Contos Infantis 2017 https://issuu.com/sescpr/docs/coletanea_de_contos_infantis_sesc
– Coletânea de Contos Infantis 2018 https://issuu.com/sescpr/docs/coletanea_de_contos_infantis_sesc_r
– Coletânea de Contos Infantis 2019: https://issuu.com/sescpr/docs/contos_infantis_sescpr_2019_
– Coletânea de Contos Infantis 2020: https://issuu.com/sescpr/docs/coletaneacontos2020
– Coletânea de Contos Infantis 2021: https://issuu.com/sescpr/docs/2364_coletanea_contos_infantis_2021_corrig25ago21_
– Coletânea de Contos Infantis 2022: https://issuu.com/sescpr/docs/coletania_de_contos_infantis_sesc_paran_2022
Eurogarden
Outra seleção é no campo das imagens. Já estão abertas as inscrições para o 2º Concurso de Fotografia Eurogarden Maringá, cujo tema é “Natureza e vida, uma relação que se complementa”. É uma grande oportunidade para que fotógrafos amadores e profissionais mostrem seus talentos e tenham seus trabalhos reconhecidos em nível nacional. Os três primeiros colocados receberão um cartão Cooper Gift carregado com prêmio em dinheiro, certificado de participação e o tão almejado troféu Kenji Ueta. As inscrições vão de 12 de fevereiro a 12 de março, neste link: https://www-eurogardenmaringa-com-br-1.rds.land/2-concurso-de-fotografia-eurogarden-maringa
Eurogarden 2
– Cada fotógrafo pode inscrever uma foto. Caso o fotógrafo preencha a inscrição mais de uma vez, será aceita a primeira foto enviada, as demais não serão consideradas;
– Para participar do concurso, a foto deve ter sido tirada no Eurogarden Maringá. Fotos em outros espaços serão desconsideradas;
– Em consideração ao tema deste concurso que é: “Natureza e vida, uma relação que se complementa”, fotos da paisagem, pessoas e animais, atendem aos requisitos do regulamento;
– O resultado do 2° Concurso de Fotografia do Eurogarden será publicado na página oficial do Instagram no dia 26/03/2023.
Tícia
“Sagrada e Profana” é tanto de Tícia, cria da Cidade Baixa, como de Salvador. O projeto, que vem sendo elaborado desde 2018, é um mapa de experiências, encruzilhadas, poesias e sentimentos que conectam a artista, uma mulher jovem, preta e periférica, com a capital baiana.
Tícia 2
No repertório, guiado por 5 faixas autorais, pagodão, samba reggae, funk, ragga, dancehall e ijexá são destaques. Entre as principais inspirações da cantora e compositora, ícones como Ilê Aiyê, Olodum, Gilberto Gil, Rachel Reis, Luedji Luna e Murilo Chester. Ilustrando visualmente o projeto, os singles “Salcity” e “Fogo” já estão com videoclipes disponíveis. Artista do selo Batekoo Records, Ticia vem despontando como um dos grandes sucessos da música brasileira.