O Mês da Música tem programação especial neste fim de semana, em Maringá. No sábado, 12 de agosto, o espetáculo “Voz e Coração” com Henrique Cerqueira será às 20h, no Teatro Barracão Paulo Mantovani.
Já no domingo, 13, o Quarteto Solare apresenta “As grandes compositoras da música erudita” no Parque do Ingá, às 16h30. Promete ser uma tarde em homenagem às mulheres compositoras.
No mesmo dia, a cantora Nuah apresentará o espetáculo “O Azul da Gralha: compositoras e letristas paranaenses”, às 20h, no Teatro Barracão. São canções de compositoras e letristas paranaenses, promovendo reflexões sobre a valorização feminina na música.
Entrada franca e classificação livre em todos os eventos.
Ao todo, serão mais de 30 atrações gratuitas no Mês da Música em agosto, para promover o acesso da comunidade à cultura e à música. A população encontrará apresentações musicais e intervenções artísticas em diversos locais públicos da cidade, como Restaurante Popular, Aeroporto Regional, Parque do Japão, Terminal Urbano, Paço Municipal, praças e parques, entre outros, além de oficinas e outros eventos.
“É uma proposta em que a música vai até as pessoas, o que democratiza o acesso da comunidade. A nossa vida é movida por canções, nossa cidade nasceu de uma canção, e neste mês teremos a musicalidade ainda mais presente”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião, via Secom.
Prêmio
A 4ª edição do Prémio Internacional Pena de Ouro está com inscrições abertas. É um concurso literário para contos e poemas avulsos com uma das avaliações mais consistentes de toda a lusofonia: são jurados de nove países diferentes para avaliar os textos finalistas. Também conta com uma das maiores premiações para concursos do gênero: são R$ 40.000,00 divididos entre os três melhores colocados de cada categoria, além de um troféu de aço com detalhe banhado a ouro para os primeiros colocados.
Prêmio 2
Pode participar qualquer pessoa que seja maior de idade em seu país de origem e escreva em Língua Portuguesa. Menores de idade deverão enviar autorização assinada por responsável legal. A taxa de inscrição (geral) é de R$ 140. É um concurso cultural organizado pela editora Casa Brasileira de Livros. Mais informações, AQUI
Cândido
No jornal Cândido de julho, da Biblioteca Pública do Paraná, Hiago Rizzi mergulha no universo da teledramaturgia brasileira e investiga a sua relação com a literatura. A reportagem analisa as mudanças e aponta os rumos deste tema que fascina o público mundial pela narrativa e identidade. O especial apresenta ainda uma seleção de livros e novelas adaptadas. Este número traz também uma entrevista especial com José Celso Martinez Corrêa — que morreu neste mês, em São Paulo, aos 86 anos —, concedida a Sábato Magaldi e Perla D. Melcherts em 1990, para o suplemento cultural Nicolau, editado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) até 1998.
Cândido 2
O Cândido pode ser lido ou baixado gratuitamente neste site: candido.bpp.pr.gov.br