O Paraná está representado na 34ª edição do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que é reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao filme de curta duração. O festival ocorrerá de 24/08 a 3/09, com entrada gratuita.
Das mais de 3.200 inscrições recebidas pelo evento, foram selecionadas 210 produções. Elas compõem os Programas Brasileiros (Mostra Brasil, Cinema em Curso e Oficinas Audiovisuais) e as mostras Internacional, Latino-americana, Infantojuvenil, Horizontes, Limite e Nocturnu – Cine Fantástico e de Horror.
No caso paranaense, são três produções escolhidas. Em Programas Brasileiros – Mostra Brasil, está o documentário “Ava Mocoi, os Gêmeos” (14 min, 2022), de Vinicius Toro e Luiza Calagian. Trata-se de uma coprodução Brasil/Cuba, com set em Guaíra (PR), que estreou no 68º Festival Internacional de Curtas de Oberhausen, vencendo o Grande Prêmio Online da Cidade de Oberhausen 2022. Esse é o festival de curtas mais antigo do mundo, e um dos mais importantes até hoje.
Segundo a sinopse oficial, na conflituosa fronteira entre Brasil e Paraguai, os índios Guarani da aldeia Poha Renda vivem uma luta constante para preservar suas tradições, em meio à grandes monoculturas de soja e milho transgênicos e sob a constante ameaça de guardas armados a serviço dos latifundiários. Todos os anos eles realizam o Nhemongarai, um ritual de batismo que renova os ciclos da natureza. Durante o ritual, o rezador recebe uma mensagem de Nhanderu, o deus criador, revelando a profecia mitológica que acompanha o nascimento de um par de gêmeos na aldeia. A notícia mobiliza toda a comunidade que, ao batizar os gêmeos junto com as sementes que serão plantadas na terra, se enche de esperança por um futuro melhor.
Outro curta-metragem do Paraná é “O Chá de Alice” (Brasil-PR), da diretora e atriz curitibana Simone Spoladore, que assina também o roteiro.
E, em Programas Brasileiros – Cinema em Curso, “Provérbios 26:27” (Brasil-PR), de Plínio Luís Pereira Lopes e Daniel Barbosa.
Entenda
Criado em 1990, o Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo é reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao filme de curta duração. Dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa, o festival é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade também responsável pelas Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, entre outras atividades.