Acho que eu não tenho presença digital, e agora?

Entenda como você pode criar uma presença digital eficiente, parte 1

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Eu costumava ouvir sempre que o futuro é digital, entretanto, acredito que essa afirmação já ficou no passado. O presente é digital! Atualmente as empresas que não possuem presença digital estão cada vez mais fora do mercado e abrindo espaço para a concorrência. Hoje quero apresentar dicas estratégicas para você na prática iniciar ou melhorar a eficiência digital do seu nome, marca ou empresa.

Primeiramente você precisa entender que presença digital não é apenas ter uma rede social cheia de “fotinhas”, postagens, vídeos e mais vídeos, muita das vezes sem propósito algum. Precisamos nos relacionar com o ser-humano que está atrás da tela, “do lado de lá”, vendo seus produtos ou serviços, quase sempre sem saber que realmente precisa do que você está oferecendo. Então, pensando em relacionamento com o seu cliente é muito importante que você passe através do marketing digital suas soluções de forma eficaz conduzindo o seu “avatar” a se corresponder com sua marca da melhor forma possível.

Hummm… Avatar!? Não estou falando dos homens azuis do filme famoso, estou falando das suas “Buyer Personas”, ou seja, estamos falando da primeira parte da estratégia, definir um avatar ou uma persona para que suas campanhas possam “conversar” com seus clientes em potencial. Persona é um personagem fictício dentro de um público-alvo real, assim partimos para o início estratégico da sua presença digital:

1 – Definindo suas personas

Sabendo que a persona ou avatar (vou chamar preferencialmente de persona, ok?), são pessoas fictícias, precisamos entender como cria-las, você deve fazer assim: a) busque criar um personagem a partir do seu público-alvo; b) Desenvolva as características da sua persona; c) atribua dados relevantes; c) presenteia com um nome amigável; dentre outras várias características, é importante você saber exatamente com quem está conversando e é a sua persona quem vai dar o “tom” da sua campanha. Isto te levará a identificar o seu público online na hora de gerar uma comunicação direcionada. Provavelmente você conhece sua persona, seu público, mas não da forma específica como o marketing e a presença digital exigem. Antes de iniciar sua estratégia crie sua persona. Para que fique mais específico e ainda mais claro vou colocar uma persona como exemplo que foi criada para uma empresa de doces finos, durante uma consultoria digital que realizei recentemente. A empresa tem como foco a fabricação de doces finos para eventos, vamos conhecer a persona, apresento-lhes a Marcela Tomáz, 39 anos, mulher, casada, mãe da Fernanda Tomáz, uma menina linda de 6 anos, formada em arquitetura, mora em Maringá e é empreendedora, possui o seu próprio escritório; sua renda anual é variável e gira em torno de R$ 260.000,00. Gosta de eventos e aproveita o tempo livre para ficar com seus familiares. Para Marcela, momentos são mais importantes do que aquisições, sua conquista está em seu tempo investido na filha e no esposo.

2 – Crie um site para o seu negócio

Ter um site gera credibilidade e confiança, sem mencionar que é a melhor forma de ser encontrado pelos mecanismos de busca. Um site passa ao consumidor todas as informações sobre o seu negócio de forma rápida. Utilizando as estratégias de OnePage, ou seja, um site completo em uma única página dividida em seções ajuda o usuário a localizar as informações que ele precisa com apenas um “arrastar de dedos” no celular.

O usuário de internet é apressado e as estatísticas mostram que o tempo médio de uma página é relativamente proporcional a sua taxa de conversão, que falamos na edição do jornal de domingo passado e que você pode acessar em nosso site: omaringa.com.br. Observe que o fato de passar o site do jornal gera credibilidade e você fica sabendo exatamente aonde encontrar uma edição anterior do jornal.

O ideal é que o seu site seja otimizado, rápido para carregar e simples de navegar. Alguns empresários decidem economizar na criação de um site, entretanto, este é um grande erro. Escolha uma boa hospedagem, um layout que funcione tanto em computadores quanto em celulares e considere todas as opções e vantagens antes de investir no cartão de visitas online do seu negócio, mas não deixe esse investimento de lado, isso seria muito perigoso.

Para finalizar hoje, quero dizer que volto na semana que vem e [ALERTA DE SPOILER] vamos continuar com esse assunto, falando sobre perfis nas redes sociais mais relevantes e diversas maneiras de utilizar estratégias de criação de conteúdo, aguarde a segunda parte, até domingo que vem…

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